“As Árvores e seus Amigos” reforça o respeito pela natureza junto ao público infantil

Uma obra para despertar a curiosidade das crianças em temas ligados à natureza, apresentando a rede de vida existente em torno de uma árvore, com a interação de microrganismos, plantas e animais. Escrito pelos docentes María Magdalena Vázquez González (Universidade de Quintana Roo – México) e Gilberto José de Moraes (ESALQ/USP), com ilustrações de Patrícia Milano, a obra é direcionada ao público infantil, especialmente no período escolar de ensino fundamental. Inclusive, pode ser uma base importante para professores trabalharem conhecimentos em Ciências Naturais em sala de aula.

Lançado pela Editora FEALQ, com apoio do Instituto PECEGE, “As Árvores e seus Amigos” foi impresso em papel reciclado, com tiragem limitada, e terá distribuição gratuita tanto em sua versão impressa quanto digital para download. O foco da iniciativa foi ter um processo sustentável de produção e impressão da obra. “Nossa intenção foi agregar ao que existe de positivo na literatura nacional dedicada à preparação das crianças para a amizade com a natureza. É nosso interesse iniciar nas crianças o processo de entendimento sobre nosso papel junto ao meio que nos rodeia, de forma a não agredir a natureza, mas aproveitar-se da oportunidade de ter seus elementos como nossos bons companheiros”, destaca Gilberto José de Moraes, um dos autores e Professor do Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ/USP.

O lançamento oficial da obra acontece no dia 21 de setembro, data comemorativa ao Dia da Árvore, na Biblioteca Central da Esalq/USP, com início às 09h30. Confirme sua participação clicando aqui.

Contexto Lúdico - “As Árvores e seus Amigos” é uma sequência do livro “A Incrível Vida no Solo”, dos mesmos autores e lançado pela Editora FEALQ em 2018. Nesta sequência, os mesmos personagens se reencontram depois de alguns anos e voltam a conversar sobre a natureza e a função de cada ser no contexto de um meio ambiente em pleno equilíbrio. Escrita em linguagem didática e acompanhada de ilustrações coloridas que contribuem para compor um contexto lúdico ao público infantil, o livro destaca situações que as crianças podem observar no dia a dia em quintais, jardins e nas escolas.

“Algumas destas crianças, no futuro, irão se dedicar e aprofundar seus conhecimentos para muitos dos aspectos tratados nesta obra; possivelmente, teremos pesquisadores profissionais entre elas. Mas, independentemente da profissão futura, a obra quer despertar o respeito pela natureza e uma visão de proteção, possibilitando que todos desfrutem de maneira sadia e sustentável tudo o que ela nos oferece”, reforça Moraes.

SOBRE OS AUTORES

Gilberto José de Moraes - Engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1975), Mestrado (1978) e Doutorado (1985) em Entomologia pela University of California – Riverside. Livre-docente (2005) pela própria ESALQ/USP, tendo se aposentado como professor associado junto à ESALQ/USP em 2018. Atualmente, é professor orientador na ESALQ, onde também atua no Laboratório de Acarologia Agrícola.

Magdalena Vázquez González - Professora e pesquisadora da Universidade de Quintana Roo, Departamento de Ciências e Engenharia, no México. É PhD em Biologia pela Lvov State University (Ucrânia), integrando instituições científicas como Sociedade Mexicana de Entomologia, Sociedade Latino-Americana de Acaralogia e Acarology Society of America. Em 2016 e em 2019, passou períodos em visitas técnicas à ESALQ/USP.

Patrícia Milano - Bióloga pela UNIARARAS, Mestrado (2002), Doutorado (2008) e Pós-doutorado (2009) em Entomologia pela ESALQ/USP, na área de Biologia de Insetos.

PARA BAIXAR

A cartilha também se encontra disponível para download gratuito no site da Fealq, clicando aqui.

Outras informações pelo e-mail livros@fealq.org.br.