17ª Primavera dos Museus

Realizada anualmente pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, o evento Primavera dos Museus entra em sua 17ª edição, que acontecerá de 18 a 24 de setembro de 2023.

Durante essa semana, o Museu “Luiz de Queiroz”, o grupo de extensão e pesquisa CRECIN - Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e o Museu de Geociências -IGc/USP, realizarão uma série de atividades no espaço do Museu “Luiz de Queiroz”, sediado na Esalq/USP.

Desse modo, acontecerá a abertura oficial da exposição “Rochas e Minerais: de um grão de areia até a imensidão das cavernas”, de organização de ambos os Museus e do CRECIN, no dia 18/09. Essa mostra ficará aberta até o dia 24 de novembro de 2023.

Quanto às demais ações, serão realizadas visitas monitoradas para escolas e grupos, bem como o oferecimento de atividades envolvendo alunos pós-graduação de disciplina PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, da Esalq e os cursos de licenciatura da Esalq e do Instituto Federal - IFSP campus Piracicaba, nos períodos noturnos.

Por fim, haverá atividades no domingo, 24/09, das 14h às 18h, onde o CRECIN estará com experimentos, didáticas e dinâmicas envolvendo o tema de minerais no Clube de Ciências, junto ao espaço lúdico com xadrez gigante e outros materiais, enquanto o Museu estará aberto com a exposição e monitorias na mesma.

As atividades são de organização do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, do grupo de extensão e pesquisa CRECIN - Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e do Museu de Geociências – IGc/USP.

Contam com o apoio do Instituto de Geociências – IGc/USP, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia – LES/Esalq/USP, da Divisão de Comunicação – DvComun – Esalq/USP, do Serviço de Cultura e Extensão Universitário - SVCEx, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Esalq/USP e do Instituto PECEGE.

Para consultar agendamentos de visitas com escolas e grupos: museulq@usp.br

Redes sociais: Instagram: @museulq | @crecin.esalq | @museudegeocienciasusp

Texto: Caio Albuquerque e Charles Medeiros (13/9/2023)