Aluna de Ciências dos Alimentos ganha prêmio na área de Alimentos e Bebidas

Maryane Montagner de Moura cursa Ciências dos Alimentos na Esalq (acervo pessoal)

Maryane Montagner de Moura cursa Ciências dos Alimentos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Além das aulas, Maryane desenvolve um projeto de iniciação científica, no LAQA - Laboratório de Analítica e Química de Alimentos, sob orientação da professora Wanessa Melchert Mattos, do departamento de Ciências Exatas.

No projeto, realiza a extração e determinação dos compostos fenólicos totais por espectrofotometria em três diferentes amostras de café. “Compostos fenólicos são substâncias orgânicas presentes em todos os vegetais, incluindo o café, que fornecem benefícios à saúde humana, os quais têm capacidade de prevenir danos oxidativos causados por radicais livres”, explica. No café, ela conta que os compostos fenólicos desempenham um papel importante na contribuição para o aroma e sabor da bebida, sendo também responsáveis pela adstringência dos frutos e sua atividade antioxidante.

Em laboratório, a estudante empregou a extração assistida por micro-ondas em amostras de café tradicional, especial e verde e na próxima etapa avaliará a influência da torra na geração dos compostos fenólicos.

A iniciação científica gerou frutos e a partir do trabalho “Microwave-assisted extraction of total phenolic content in coffee samples”, apresentado em maio durante o 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizado em Águas de Lindóia, SP. A partir da sua apresentação em poster, o estudo foi indicado como o melhor trabalho dentro da Sessão de Química de Alimentos e Bebidas.

Sobre a premiação, a graduanda disse que é muito importante para seu desenvolvimento acadêmico e profissional dentro da área de Ciências dos Alimentos. “Esse prêmio não apenas valida o meu esforço e dedicação no campo da Química de alimentos, mas também abre portas para novas e empolgantes oportunidades de pesquisa. Além disso, ele reforça minha motivação para aprimorar constantemente minhas habilidades como pesquisadora e contribuir de forma significativa para o progresso da ciência nessa área tão relevante. Estou extremamente empolgada com o futuro e acredito que essa conquista servirá como um importante impulso para o meu crescimento profissional como Cientista de Alimentos”.

Texto: Caio Albuquerque (4/8/2023)