Boletim de Conjuntura Industrial apresenta boas notícias

(crédito: Denise Guimarães)

O Boletim de Conjuntura Industrial de novembro apresenta boas notícias ao se referir a continuidade da queda dos preços dos diversos tipos de aços. Nessa mesma linha os indicadores de inflação, apesar de turbulências nacionais e internacionais, persistem em níveis mais confortáveis que períodos recentes.

Alguns segmentos da indústria metal mecânica, a saber de veículos, máquinas e equipamentos e até setores com maior aderência à área eletrônica, como a informática, também tem um diagnóstico de melhora. Por um lado, há o aumento de oferta pela produção física destes setores e até mesmo do aço bruto; por outro, a demanda vem aumentando com consumo aparente a números positivos em quase todos os elos produtivos, à exceção de bens de capital cujo comportamento é diverso dentro das mercadorias que oferece.

Os Índices de Confiança, entretanto, apresentam queda em todos os setores. Isso implica não apenas no empresariado reticente com os desdobramentos do mercado interno, mas como se refletiu em menos Capacidade Utilizada e Horas Trabalhadas.

Esta edição apresenta ainda um estudo dirigido sobre disponibilidade hídrica na região, tema que tem sinergia com a questão ambiental e com a COP 27 recém realizada.

Economistas e órgãos de classe têm discutido a participação do Brasil nestes fóruns e a importância do tema para o debate de um “caminho” para a retomada do crescimento industrial do Brasil. Energia verde, tecnologias para produção de alimentos com sustentabilidade, economia circular, são caminhos possíveis.

O setor privado teve participação relevante na COP 27, apresentando o que se tem feito e as iniciativas para superar os pontos ainda falhos. A cooperação entre empresas e associações de classe é um fato marcante nestas iniciativas. Espera-se que o Governo Eleito retome o protagonismo do Brasil na pauta ambiental e a capacidade de planejamento e coordenação das ações necessárias para uma retomada verde da economia nacional.

Piracicaba – Piracicaba estará no Centro deste processo pela importância de sua infraestrutura de pesquisa e pelo parque industrial capaz de atender a estas demandas. No mês de outubro a cidade de Piracicaba exportou aproximadamente US$ 254,9 milhões de dólares, conforme os dados do ComexStat. O resultado é 19% maior do que as exportações do mesmo período no ano anterior e 0,02% em relação a setembro. No geral as exportações foram em grande parte de componentes de reatores, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, entre outros (82%). Dentro dessas categorias destacam-se bulldozers, angledozers e niveladoras. Os produtos da indústria sucroalcooleira representam o segundo lugar do total exportado.

O Brasil exportou o total de US$ 27,4 bilhões de dólares, resultado do bom desempenho da safra de grãos e da retomada da comercialização de carne. O valor chegou a 27,1% a mais do que o exportado em outubro de 2021 e foi destinado principalmente para a China e Estados Unidos.

Boletim – O Boletim de Conjuntura Industrial é um produto gerado mensalmente a partir da parceria entre Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região).

Confira em anexo a publicação completa do Boletim da Conjuntura Industrial de novembro.

O Boletim de Conjuntura Industrial está disponível no site do Simespi e pode ser acessado clicando aqui .

14/12/2022