Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical terá apoio financeiro da Fapesp

Prof. Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, coordenador do Centro | Crédito: Gerhard Waller

No dia 07 de março, o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP), aprovou a criação de quatro novos centros de estudos daquela unidade de ensino superior. Entre eles, o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), que ficará sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), sob coordenação de Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, docente do Depto de Ciência do Solo.

No último dia 28 de março, Cerri recebeu a notícia de que o CCarbon contará com apoio financeiro da Fapesp. Na verdade, o CCarbon é originário do Programa Centros de Pesquisa, Difusão e Inovação (Cepid), da Fapesp, que financia projetos de pesquisa que abordam questões transformadoras do conhecimento atual e cujos resultados possam ter impactos positivos para a sociedade. Seus pesquisadores devem realizar pesquisas ousadas, de excelência internacional, em temas relevantes em sua área de atuação.

Contemplado duplamente com a coordenação do CCarbon pela Reitoria da USP e com o apoio financeiro da Fapesp, Cerri demonstra sua satisfação em contar com esses dois importantes suportes para o pleno desenvolvimento do novo centro de estudos que está sob sua coordenação. “Nós tivemos sorte de termos o vínculo com a Reitoria e ainda sermos agraciados com essa proposta Cepid/Fapesp, pois nossa visão é de sermos reconhecidos como um centro de classe mundial, líder em sistemas agrícolas tropicais de baixo carbono e qualificação de recursos humanos por meio de pesquisa, inovação e divulgação”.

O Centro de Estudos

O principal objetivo do CCarbon é gerar conhecimento, tecnologia, inovação, capacitação de recursos humanos e disseminação de soluções baseadas em carbono para sistemas agrícolas tropicais em condições de conciliar a crescente demanda por alimentos, fibras e energia com sustentabilidade (ambiental, econômica e sociais). Esse centro de pesquisa de classe mundial identificará os principais desafios e implementará soluções para aumentar a produção agroalimentar sustentável de Sistemas Agrícolas Tropicais reduzindo as emissões de GEE e aumentando o sequestro de carbono por meio de práticas de manejo climatéricas inteligentes. Os objetivos de pesquisa do CCarbon serão alcançados com base em uma abordagem inter e multidisciplinar que cobrirá coletivamente cinco áreas principais: solo, planta, animal, atmosfera e ferramentas digitais.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 30.03.2023