Comunidade prestigia abertura da 4ª edição do Esalqshow

Versão para impressãoEnviar por email
Cerimônia de abertura da 4ª edição do Esalqshow ocorreu no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (crédito: Gerhard Waller)

A 4ª edição do Esalqshow teve início na noite da última quarta-feira, 5/10, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). O ato contou com a presença de autoridades, gestores da universidade, representações do agronegócio e membros da comunidade interna e externa ao campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.

A cerimônia marcou a transferência do Gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento para a Esalq, com a presença do Secretário de Estado Francisco Maturro. “Este ato mostra a relevância deste evento e da Esalq, referência mundial na formação de profissionais de alta qualidade para o agronegócio”, declarou Maturro.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, comentou sobre a relevância do município se configurar como um ambiente de inovação voltado às tecnologias absorvidas pelo agronegócio. “É um prazer prestigiar esse ato histórico da transferência do gabinete do Secretário Estadual, bem como registrar que Piracicaba, hoje, é um celeiro de novas empresas e ideias que contribuem com o desenvolvimento da produção agrícola e da bioenergia. Este evento é um exemplo daquilo que dá resultado em nosso país e juntos devemos oportunizar o desenvolvimento da nossa economia”.

Representando o reitor da USP, o professor Marcio de Castro Silva Filho, atual pró-reitor de Pós-graduação da USP, celebrou o fato da 4ª edição do Esalqshow propiciar o congraçamento da comunidade universitária de forma presencial. “Essa é uma oportunidade para revermos amigos e celebrar a interação que enfim volta a ocorrer presencialmente. A USP reconhece a relevância da Esalq como casa das Ciências Agrárias e áreas correlatas reconhece a programação de excelente qualidade ofertada ao público até o próximo dia 8”.

Também presente no evento, o pró-reitor da USP, professor Augusto Cotrim Segurado, falou da contribuição da Esalq com o ensino de qualidade. “A Esalq é uma das joias da Universidade de São Paulo, um celeiro de formação de lideranças nas Ciências Agrárias e áreas correlatas que valoriza a formação oferecida pela USP, pautada em valores éticos e compromissos sociais”.

O diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, destacou o fato do evento congregar estudantes, professores, pesquisadores, agricultores, empresários, lideranças públicas e setoriais, para estabelecerem intercâmbio por meio de atividades técnicas, científicas e culturais. “Contaremos com apresentações de inovações, tecnologias e amplas discussões por meio de painéis e mostras. Trata-se de uma edição especial pela relevância que o tema desperta na região metropolitana de Piracicaba, para o estado de São Paulo e para o Brasil”.

Ao vivo – A cerimônia de abertura da 4ª edição do Esalqshow teve transmissão ao vivo e contou ainda com a Conferência de Abertura “O Agro Brasileiro, ESG e a inserção internacional”, tema apresentado por Marcello Brito, coordenador da Academia Global do Agronegócio da Fundação Dom Cabral. Em seguida, o público assistiu o Painel 1 do Esalqshow, com o tema Políticas Públicas no Setor Sucroenergético, sob coordenação do professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, do departamento de Ciências Biológicas da Esalq. (Assista)

As inscrições e todas as atividades são gratuitas e a programação contemplará, até o próximo sábado, sessões orais e mostras expositivas simultâneas em 5 áreas do campus:

Horário: entre 9h e 17h (Abertura: dia 5, às 18h, no Auditório do Pavilhão de Engenharia)

​ÁREA A - Pavilhão de Engenharia: 7 Painéis temáticos/debates, Conferência de abertura e o Encontro técnico IAC e Esalq/USP

ÁREA B - Pavilhão de Agricultura: DNA Esalq, exposição de projetos inovadores e Fórum Inovação (dias 6 e 7, das 9h às 17h)

ÁREA C - Pavilhão de Química: Encontro de Talentos, interação entre empresas patrocinadoras e estudantes de graduação (dia 6, das 14h às 19h), além da Sala de Imprensa e Estúdio, e Sala de Apoio aos Expositores e Patrocinadores (dias 6 e 7, das 9h às 17h)

ÁREA D - anexa ao Gramado Central: Comunidade Esalq, Apresentação de projetos da Esalq/USP, 10 módulos da Casa do Produtor Rural, tendas da Sema e do IAC/Apta/SAA, CALQ e projeto Arboreto Luiz de Queiroz, visitas guiadas em projetos ambientais, apresentações culturais, Carreta USP Educação e Cultura e Food Trucks (dias 6 e 7, das 9h às 17h). No sábado, dia 8, entre 8h e 12h, os projetos da Esalq/USP continuarão expostos para atendimento da sociedade.

ÁREA E - Gramado central: Conexão Agro, exposição das empresas patrocinadoras (dias 6 e 7, das 9h às 17h)

Programação completa: https://www.esalqshow.org.br/

Inscrições gratuitas abertas: https://doity.com.br/esalqshow-2022

Confira fotos: https://photos.app.goo.gl/mvPWtwdY1x6ehsFm6

Esalqshow – 4ª edição - Organização e Curadoria da Esalq/USP com a Parceira Institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) | Patrocinadores: BOCOM BBM (Master), Pecege (Master) John Deere (Ouro), ICL (Ouro) Coplacana (Prata), Dedini (Prata), Fealq (Prata), CTC (Bronze), Fermentec (Bronze), Koppert (Bronze), Ourofino (Bronze). Apoio Institucional: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) e do Hub Piracicaba, Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Associação dos Ex-Alunos da Esalq (Adealq), Associação dos Engenheiros Agrônomos de São Paulo (AEASP), DATAGRO, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Skylar Legendas Inteligentes, Parque Tecnológico de Piracicaba e Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (GIFC), União Nacional da Bioenergia (Udop), Instituto Agronômico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Todos a Uma só Voz, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). Mídias Parceiras: Educativa FM, Gazeta de Piracicaba, Cana Online, Agro Papo, Mundo Coop, Porteira Web, Portal Gestagro 360 e Divisão de Comunicação da Esalq/TV USP Piracicaba.

Texto: Caio Albuquerque (6/10/2022)