Curso de Ciências Biológicas é avaliado pela Secretaria da Educação

Prof. Luís E. Aranha Camargo, profª Maria S. Viccari Gatti - UNICAMP, profª Maria do Carmo B. de Oliveira, profª Luisa H. dos Santos - UFABC e prof. Ricardo L. Camargo (Crédito: Gerhard Waller)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) recebeu, dia 28 de setembro, a visita de duas docentes, uma da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e outra da Universidade Federal do ABC (UFABC). Elas foram indicadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para avaliarem o curso de Ciências Biológicas da ESALQ.

Criado há 14 anos, o curso de Ciências Biológicas foi avaliado a partir dos laboratórios, grade curricular, e por meio de reunião com professores e alunos. A avaliação busca testificar o que ocorre na instituição e no curso. Além de conferir essas informações, as docentes visitantes buscam consolidar o olhar que foi apresentado em documento.

Para a docente do Departamento de Ciências Biológicas (LCB), Maria do Carmo Bittencourt de Oliveira, a avaliação é de grande importância, para sinalizar os docentes se eles estão no caminho correto em relação aos princípios que regem a graduação. “É um grande prazer receber uma professora da UNICAMP e outra da Universidade Federal do ABC. Para nós, é muito importante mostrar o que estamos fazendo em termos de graduação para Ciências Biológicas”, disse Maria do Carmo.

O professor Ricardo Leite Camargo, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), considera a avaliação muito importante para orientar a instituição e o curso. “Esses profissionais, ao serem convidados, trazem sugestões e orientações para enriquecer aquilo já tenha sido construído. Essa é a ideia central da comissão”, afirmou Camargo.

As atividades de ensino de graduação do curso de Ciências Biológicas estão voltadas a todos os demais cursos da ESALQ, atendendo, aproximadamente, 1.100 alunos de graduação por ano.

Texto: Caio Nogueira Antunes (estagiário de Jornalismo)

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar