Cursos da ESALQ se destacam no Ranking Universitário Folha

O jornal Folha de São Paulo divulgou o Ranking Universitário Folha (RUF). A listagem classifica as 195 universidades brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado. Trata-se de uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012 que, na edição de 2016, apresenta dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.

Cada uma das 40 carreiras com mais ingressantes no país foram avaliadas no ensino e no mercado de trabalho. Dos 40 cursos de graduação avaliados pelo RUF, 4 são oferecidos pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e todos obtiveram posicionamentos de destaque. Engenharia Agronômica conquistou a liderança do ranking. O curso de Engenharia Agronômica já havia liderado a lista em 2013 e retoma a ponta em 2016, ficando em 1º nos critérios de avaliação do mercado, professores com dedicação integral e parcial e avaliadores do MEC.

As carreiras de Administração, Biologia e Economia estão classificadas todas em 2º lugar. Administração e Economia figuram na liderança nos critérios avaliação do mercado, professores com dedicação integral e parcial e avaliadores do MEC. Além desses critérios apontados nas carreiras de Administração e Economia, o curso de Biologia lidera ainda na categoria Mestrado e Doutorado.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha. Confira o ranking completo em http://ruf.folha.uol.com.br/2016/ .

Texto: Caio Albuquerque (23/09/2016)

Palavra chave:
ruf