Departamento de Economia, Administração e Sociologia homenageia docente

Professor José Joaquim de Camargo Engler atuou no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq (LES)

O Prof. Joaquim José de Camargo Engler foi diretor da Esalq, de 1982 a 1986. Falecido no último 23 de julho, Engler foi homenageado pelo departamento de Economia, Administração e Sociologia, onde o docente trilhou sua jornada acadêmica e parte da sua trajetória administrativa. Em texto escrito (íntegra abaixo) pelo professor Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros, Engler tem pontuado os destaques da sua história na universidade.

Joaquim José de Camargo Engler

O Professor Joaquim Engler nasceu em Campinas em 1942. Formou-se em Engenharia Agronômica na ESALQ/USP em 1964. Com brilhantismo obteve os graus de Mestrado e Doutorado em Economia Agrícola na Ohio State University, nos Estados Unidos. Obteve também o título de Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Esses títulos todos foram obtidos no período de 1965 a 1971. Em 1972, tornou-se chefe do Departamento (atual LES), substituindo o Professor Catedrático Érico da Rocha Nobre, que fora seu orientador. Exerceu esse cargo de 1972 a 1980.

Durante 1971 a 1973, foi o Coordenador e Executor do Convênio entre a USP e a Ohio State University com o Projeto de Formação de Capital e Inovações Tecnológicas na Agricultura em Países em Desenvolvimento. De 1976 a 1980 coordenou o Convênio entre o MEC e a USP, com apoio da USAID, para o desenvolvimento do Programa de Educação Agrícola Superior (PEAS). Atuou com frequência como assessor da CAPES, do CNPq e da FINEP. Ao mesmo tempo foi o Coordenador e Executor da Doação da Fundação Ford para a USP visando ao Desenvolvimento de Pesquisas e Pós-Graduação.

Atuou como professor visitante no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Portugal, de 1972 a 1976. Na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, atuou como assessor técnico de 1975 a 1981. Exerceu a mesma função no Ministério da Educação de 1972 a 1986.

Foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação do LES e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da ESALQ. Foi Diretor da ESALQ de 1982 a 1986. Trabalhou para a criação do Campus em Piracicaba e foi seu primeiro Prefeito, cargo que exerceu de 1985 a 1987.

No âmbito deste Departamento (LES) lecionou disciplinas nas áreas de administração, microeconomia e teoria econômica em níveis de graduação e pós-graduação. Orientou um total de trinta e sete alunos entre teses e dissertações. Produziu sessenta e sete publicações de artigos técnicos e científicos.

O Prof. Engler– ao lado do Prof. Paulo Cidade de Araújo - foi um dos idealizadores e dos instituidores da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), em 1976, tendo composto sua primeira diretoria.

Ocupou vários cargos na reitoria da USP. Foi assessor técnico de Planejamento, chefe de Gabinete do Reitor, coordenador da Coordenadoria de Administração Geral (Codage) e presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP). Participou da criação do Anuário Estatístico da Universidade, em 1987.

Na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi Coordenador da área de Ciências Agrárias e, em 1993, passou a atuar como Diretor Administrativo da Fundação, cargo que exerceu até 2017.

Como membro e chefe do Departamento (atual LES) e em outros tantos cargos e funções que ocupou, sempre foi extremante dedicado e eficiente no desempenho de suas funções. Era típico vê-lo movimentando-se em seus ambientes de trabalho com pacotes de “processos” sob os braços (numa época em que os recursos da tecnologia de informação ainda não eram disponíveis). Foi um ativo tomador de decisão e formulador de planos e projetos, os quais efetivava e sistematicamente tornava realidades. Atentava para o bem-estar das pessoas e não descuidava de seus ambientes de trabalho, procurando adequá-los em dimensão e funcionalidade. Foi sob sua administração que o departamento ganhou espaço adicional sobre a área criada na cobertura do anfiteatro do Pavilhão de Engenharia.

Ao mesmo tempo tinha por natureza atentar-se para as dificuldades dos que o cercavam, procurando, encontrando e sugerindo alternativas e trazendo entusiasmo para superá-las. Tinha o dom de identificar potencialidades nos colegas e alunos e se empenhava para que fossem utilizadas – viabilizando-as institucionalmente, ajudando na viabilização financeira de projetos de pesquisa, de cursos no Brasil e no exterior - para seguissem continuamente avançando em suas carreiras.

O Professor Joaquim Engler foi profissional de características ímpares, o que foi sempre reconhecido tendo em vista a relevância e diversidade das funções e cargos que ocupou. Uma grande pessoa humana, como reconhecido por todos que tiveram a oportunidade de com ele conviver.