Departamento de Genética promove palestras e roda de conversa

Caio Canella Vieira é egresso da Esalq e professor visitante da Universidade do Arkansas (crédito: Denise Guimarães)

O departamento de Genética promove, nos dias 2 e 3, palestras sobre Uso da Predição Genômica, Arquitetura Genética da Tolerância da Soja e roda de conversa com alunos sobre internacionalização e pesquisa nos EUA.
As atividades são gratuitas e serão ministradas pelo engenheiro agrônomo Caio Canella Vieira, egresso da Esalq e professor visitante da Universidade do Arkansas.

Programa:

Palestra 1 – Uso da Predição Genômica para Maximizar a Eficiência de um Programa de Melhoramento de Soja
Dia : 02/08/23
Hora: 14hs
Local: Sala Marcílio Dias – Depto de Genética

Roda de Conversa com alunos sobre internacionalização e pesquisa nos EUA
Dia : 02/08/23
Hora: 15:30hs

Palestra 2 – Arquitetura Genética da Tolerância da Soja ao Herbicida Dicamba
Dia : 03/08/23
Hora: 14hs
Local: Sala Marcílio Dias – Depto de Genética

Caio Canella Vieira é professor na Universidade de Arkansas e lidera o programa de melhoramento de soja da Universidade. É agrônomo formado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e obteve seu mestrado e doutorado em Melhoramento de Plantas, Genética e Genômica na Universidade do Missouri. Ele esteve envolvido no desenvolvimento e lançamento de mais de 20 cultivares de soja em Missouri e liderou a modernização do programa ao priorizar o uso de análise de dados e modelos de predição genômica. Seu programa em Arkansas tem como alvo o desenvolvimento e lançamento de cultivares de soja de alto rendimento convencionais e tolerantes a herbicidas, com ampla tolerância a estresses bióticos e abióticos, bem como composição de sementes aprimorada. O programa se esforça para identificar e incorporar características economicamente importantes de linhagens geneticamente diversas em bases genéticas modernas de alto rendimento. Também são feitos esforços substanciais para maximizar a eficiência do programa de melhoramento de soja por meio da implementação de predição genômica e estratégias de fenotipagem de alto rendimento em todas as etapas do processo.

Texto: Caio Albuquerque (2/8/2023)