Diretora da Esalq é designada como vice-coordenadora do Centro USP-China

Thais Vieira participou do 2º Fórum e Diálogos Intersetoriais Brasil – China de Luta contra a Pobreza e pela Revitalização Rural (Divulgação MDA)

A diretora da Esalq, professora Thais Vieira, acaba de ser designada como vice-coordenadora do Centro USP-China. Aprovado em reunião do Conselho Universitário da USP, realizada no dia 21 de maio, o Centro USP-China será vinculado diretamente à Reitoria e centralizará as ações de colaboração entre a Universidade e as diferentes instituições chinesas. O novo centro terá coorndenador o professor Ricardo Trindade, do IAG/USP e terá quatro eixos temáticos para as atividades: Ciências agrárias; Geociências e meio ambiente; Ciências da saúde; e Línguas, cinema, design e arquitetura.

“Este novo centro se insere no contexto das ações de internacionalização in house da USP, com a criação de diversos centros internacionais em diferentes campi da Universidade, dentre os quais o Instituto Pasteur, o Centro internacional para Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB, na sigla em inglês), o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) e o Centro Internacional de Saúde Planetária com o Instituto Max-Planck. Com a criação do Centro USP-China e outros centros internacionais de pesquisa, a USP se consolida como o eixo de referência em pesquisa científica e inovação na América Latina”, destacou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior em entrevista ao Jornal da USP.

Missão Brasil-China - Com o propósito de estabelecer parcerias e abrir mercados para produtos brasileiros, entre os dias 3 e 8 de junho, o governo federal enviou uma comitiva chefiada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e composta por políticos, empresários e representantes de instituições brasileiras para a China. Na ocasião, a Esalq/USP foi representada pela sua diretora, professora Thais Vieira, que integrou o grupo do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Entre outras reuniões, a dirigente da Esalq foi recebida por dirigentes da CAU (China Agricultural University), com a qual a Esalq mantém convênio de cooperação, participou do 2º Fórum e Diálogos Intersetoriais Brasil – China de Luta contra a Pobreza e pela Revitalização Rural, e visitou sede da Alibaba, a plataforma de e-commerce B2B líder no comércio internacional. “Na CAU conversamos sobre mecanização agrícola, depois visitamos uma empresa de máquinas e produtores rurais em Weifang junto com João Carlos Marchesan, 1º Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, e participei de uma reunião com a Sinomach, em Beijing.

Thais Vieira e partte da comitiva Brasil-China divulgação)

Entre os compromissos agendados em conjunto com a equipe do MDA, Thais Vieira pôde dialogar com a presidente do Banco dos Brics (New Development Bank), Dilma Rousseff e acompanhou a 20ª Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China”. “Nos reunimos também com a Vice-Diretora de Cooperação Internacional da CAAS -Chinese Academy of Agricultural Sciences – e um dos temas do diálogo foi a elaboração de um Memorando de Entendimento”, disse a dirigente.

Segundo a diretora da Esalq, o balanço da missão foi muito produtivo porque além da visita a um futuro potencial parceiro para Esalq, a Academia Chinesa de Ciências Agrárias, Thais Vieira teve a oportunidade de visitar empresas do setor que podem contribuir com futuros projetos realizados em parceria. “Foi uma grande oportunidade de conhecer empresas e iniciativas governamentais na China, junto com a delegação do MDA. E o alinhamento com o nível federal também é muito importante, principalmente nesse momento em que a USP acaba de aprovar a criação do Centro USP China, no qual a área de Ciências Agrárias é um dos eixos para colaboração entre os dois países”.

Atualmente, a Esalq mantém acordos em diferentes instâncias com as universidades chinesas China Agricultural University e Hainan University (A5 Alliance), Beidou Belt and Road School da Beihang University, Zhejiang Ocean University e Fujian Agriculture and Forestry University.

Texto: Caio Albuquerque (10/06/2024)

Entre os compromissos da agenda, a comitiva brasileira visitou a sede da empresa Alibaba (Raul Pereira/MDA)
Visita à China Agriculture University envolveu debate sobre mecanização agrícola (divulgação)