Diretoria da Esalq homenageia mulheres

Docentes, técnicas e pesquisadoras reuniram-se na Diretoria da Esalq (crédito: Denise Guimarães)

A manhã desta segunda-feira, 11 de março, começou diferente na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Para celebrar o mês da mulher, a diretoria da instituição recebeu docentes, técnicas e pesquisadoras para um café da manhã e momento de reflexão.

De acordo com a diretora da Escola, professora Thais Vieira, é preciso celebrar a conquistas das mulheres nos dias de hoje. “Nossos desafios são imensos, como mãe, como funcionária e, mesmo na USP, ainda somos minoria. Mesmo assim, precisamos celebrar as nossas conquistas e marcar a nossa presença nas salas de aula, nos departamentos administrativos, nas posições de chefia”.

O ato contou com a presença dos dirigentes do campus e foi encerrado com uma fala de reflexão da professora Heliani Berlato, presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento da Esalq. “É necessário pensarmos nos espaços que ocupamos e praticarmos o reconhecimento primeiro entre nós, mulheres. Mesmo com tanta luta e depois de termos conquistado nossos direitos, é necessário lembrarmos que 2023 foi encerrado como o ano com maior número de feminicídios. Por isso precisamos desses momentos de conversa, a fim de que possamos buscar caminhos para construímos algo melhor para todas”.

Ao final da celebração, a diretora da Esalq reforçou a necessidade de quebra de barreiras que ainda limitam a ascensão da mulher. “É necessário que todas pratiquemos a autovalorização daquilo que somos e daquilo que fazemos. Aqui na Esalq, a Comissão de Inclusão e Pertencimento é um canal importante para tratar dessas questões. Todas precisamos trabalhar para quebrar barreias para que atitudes preconceituosas não impeçam nenhuma mulher de ocupar o seu lugar”.

Dados – Em 2023, a Esalq recebeu 430 calouros, sendo 45% mulheres. Em alguns cursos, o número de mulheres foi maior como Administração (56%), Ciências dos Alimentos (77%) e Engenharia Florestal (63%). Considerando todos os cursos de graduação, a Esalq conta com 990 alunas, o que representa 45% do total. Na pós-graduação, considerando inclusive os programas interunidades, a Esalq conta com 1019 pós-graduandos, sendo 509 mulheres (50%). Com relação às funcionárias, o campus Luiz de Queiroz conta com 1042 profissionais entre docentes e servidores técnico-administrativos (somando os servidores da Esalq, Cena e Prefeitura do campus), das quais 354 são mulheres (34%).

Texto: Caio Albuquerque | Mtb 30356 | 11/3/2024