Divisão de Biblioteca celebra 25 anos da Série Produtor Rural

(Crédito: Gerhard Waller)

Para marcar este pacto global que foi assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros, a Universidade de São Paulo (USP) promoverá, de 24 a 28 de outubro de 2022, por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP), a XXV Semana do Livro e da Biblioteca com o tema “Bibliotecas da USP: parceiras estratégicas da Agenda 2030”.

Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), de 3 de outubro a 23 de dezembro de 2022, a Divisão de Biblioteca promove ações em comemoração aos 25 anos da Série Produtor Rural, convidando a comunidade acadêmica para apresentar propostas de textos que fomentem o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e o bem-estar do pequeno produtor.

As propostas selecionadas serão desenvolvidas, publicadas e divulgadas ao público no decorrer do ano de 2023 e 2024. Poderão participar pesquisadores e docentes (Esalq e CENA) e alunos cujos textos serão revisados por orientadores ou quem o Presidente da Comissão de Cultura e Extensão designar. Além da comunidade acadêmica do campus, poderão participar pesquisadores de outras unidades de ensino universitário, porém, serão submetidos à chancela da Comissão de Cultura e Extensão que avaliará os textos.

Os requisitos e critérios para publicação se pautarão na qualidade e inovações temáticas dos manuscritos que utilizem linguagem simples, acessível, didática e que, se possível, façam uso de ilustrações que facilitem a compreensão do texto pelo leitor.

Série – A Série Produtor Rural (SPR) é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da Esalq para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara. Destinada especialmente ao pequeno produtor rural, tem em vista o item 2 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: "Fome Zero e Agricultura Sustentável", cuja meta é erradicar a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Acesse todos os exemplares da Série Produtor Rural: http://e.usp.br/lrp

Texto: Divisão de Biblioteca da Esalq (21/10/2022)