Doação de Feijão: iniciativa leva alimento de qualidade até a mesa de inúmeras famílias do bairro Algodoal

Aconteceu no último dia 24, a entrega de 430 kg de feijão que beneficiaram mais de 100 famílias em estado de vulnerabilidade do bairro Algodoal, de Piracicaba. O produto foi distribuído pela Casa do Produtor Rural (CPR), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq/USP e pelo Rotary Club de Piracicaba.

A doação é fruto da parceria do projeto SolidarESA, da CPR, com o Departamento de Genética e a coordenação da disciplina Introdução à Engenharia Agronômica, da universidade.

O feijão é uma das principais culturas produzidas no Brasil e no mundo, sua importância envolve o aspecto econômico, segurança alimentar, valor nutricional e culinário, pois está presente em diversos países. É um dos alimentos mais consumidos em nosso país, principalmente pela população social menos favorecida.

Na aula, Produtividade de Feijão, os alunos com a orientação dos docentes realizam o planejamento da lavoura, estudam os fatores importantes que devem ser considerados na implantação da cultura, e empregam práticas adequadas que devem ser tomadas durante e após a colheita do feijão, para obtenção de uma alta produtividade.

No cenário brasileiro, 70% de todo o feijão colhido é produzido por agricultores familiares, com destaque para os estados do Mato Grosso, Paraná e Bahia. Esse produto agrícola promove renda e oportunidade de trabalho para uma parcela expressiva da população brasileira.

Sobre a Casa do Produtor Rural

A Casa do Produtor Rural (CPR) é um Centro de Atendimento da Esalq/USP, que atua na transferência do conhecimento agronômico à comunidade rural, de forma clara, dinâmica, objetiva e com enfoque no desenvolvimento dos agricultores familiares. As soluções apresentadas são embasadas nas pesquisas e nas práticas geradas na universidade. A CPR é parte integrante do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), sob a responsabilidade da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e tem a parceria institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ. Mais informações em

cprural@usp.br ou pelo fone (19) 3429-4178.

Texto: Marcela Matavelli | Comunicação/Coordenação – Casa do Produtor Rural, Esalq|USP