Docente da Esalq integra nova gestão da USP

Versão para impressãoEnviar por email
Crédito: Gerhard Waller
Editoria: 

No último dia 26 de janeiro, a Universidade de São Paulo (USP) mudou sua reitoria, tendo como reitor o professor Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda,sendo a vice-reitora da USP.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), uma das unidades fundadoras da USP, será representada pela professora Heliani Berlato, do departamento de Economia, Administração e Sociologia, que ocupará a função de Coordenadora Adjunta da Coordenadoria de Administração Geral (Codage).

Estão sob a coordenação da Codage os departamentos de Administração (DA), Finanças (DF), Recursos Humanos (DRH) e Convênios (DCONV).

Heliani Berlato comentou a surpresa que foi ser convidada e de que forma pretende contribuir com a nova gestão. “É uma satisfação e uma surpresa ter recebido esse convite. Ao mesmo tempo fico gratificada pela USP reconhecer o trabalho de docentes com uma carreira ainda inicial na universidade. Espero contribuir mapeando as demandas dos servidores, criando estratégias de engajamento e imprimindo uma perspectiva humanista, característica da minha atuação na Esalq”, comenta a docente, que está lotada como professora Associada na USP em Piracicaba.

A professora Heliani Berlato possui livre docência pela Universidade de São Paulo - Esalq/USP (2018), doutorado em Administração, na linha de Gestão de Pessoas, pela Universidade de São Paulo - FEA/USP (2011). É mestre em Administração, na linha de Estudos Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo - EAESP/SP (2006) e tem graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2003). Participa em atividades de pesquisa para organizações nacionais e internacionais na área de Gestão de Pessoas, Carreira e Gênero, sobretudo evidenciando o capital intelectual à gestão. Desenvolve pesquisas sobre a carreira de casais e a relação trabalho/família analisando a ótica do indivíduo e também da organização. Atua com temáticas relacionadas à diversidade, inclusão e ressocialização. Na Esalq, leciona no curso de Administração e coordena o Grupo de Estudos de Carreira, Organizações e Pessoas (Gecop).

Nova Gestão da USP

O novo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, é médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), com premiação de destaque no curso clínico. É neurocirurgião, formado pelo Hospital das Clínicas da FMRP (HCRP), e especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. É mestre e doutor pela FMRP e professor titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia da faculdade. Foi diretor clínico do HCRP, diretor da FMRP e presidente da Fundação de Pesquisas Médicas de Ribeirão Preto. É o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, cargo que ocupa desde 2016.

Maria Arminda do Nascimento Arruda, a nova vice-reitora, é graduada em Ciências Sociais, mestre, doutora e livre-docente em Sociologia, todos pela USP. É professora titular de Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde foi diretora entre 2016 e 2020. Foi pesquisadora sênior do Instituto de Estudos Sociais e Políticos de São Paulo, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP no período de 2010 a 2015 e representante da Área de Sociologia junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da área de Ciências Humanas no Conselho Técnico-Científico da instituição. Atualmente, é coordenadora do Escritório USP Mulheres.

_____________________
Caio Albuquerque | Mtb 30356 | 28/01/2022

Palavra chave: 
Docente,Esalq, nova gestão