Docente da Esalq toma posse como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

Maurício Robero Cherubin | Crédito: divulgação ABC

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) empossou, na última terça-feira, 29 de agosto, os novos afiliados da região de São Paulo. Entre estes encontra-se Maurício Roberto Cherubin, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A categoria de membros afiliados da Academia foi criada em 2007, para incluir jovens pesquisadores de excelência, com até 40 anos, das seis regionais previstas pela entidade (Norte, Nordeste e Espírito Santo, Minas Gerais e Centro-Oeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nessas regiões.

Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região, para mandatos de cinco anos, não renováveis. As eleições são conduzidas por uma Comissão de Seleção presidida pelos vice-presidentes da ABC de cada região.

Além de Maurício Roberto Cherubin, do Departamento de Ciência do Solo da Esalq, foram empossados Pedro da Silva Peixoto, do Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP); Anderson Fernandes de Brito, do Instituto Todos pela Saúde (ITpS); Bruno Campos Janegitz, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Leonardo Tomazeli Duarte, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Maurício Roberto Cherubin

Professor Doutor do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP, área de Manejo e Saúde do Solo. Engenheiro Agrônomo (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, 2006-2011), Bacharel em Administração (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2007-2012), Mestre em Agronomia (PPG em Agronomia: Agricultura e Ambiente - UFSM, 2011-2013), Doutor em Ciências, área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo - Esalq/USP, 2013-2016). Atuou como pesquisador visitante do United States Department of Agriculture (USDA) - National Laboratory for Agriculture and the Environment (NLAE), Ames-IA, EUA (2015). Pós-Doutorado (2016-2018) no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) - Laboratório de Biogeoquímica Ambiental. Orienta no Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (Esalq/USP), e coordena o grupo de pesquisa Soil Health & Management Research Group - SOHMA. Leciona nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental. Suas pesquisas visam quantificar e compreender os impactos do uso da terra e de práticas de manejo na saúde do solo, dinâmica de carbono e na provisão de serviços ecossistêmicos em ecossistemas naturais e agrícolas. Viajou por 23 países, e tem participado ativamente em redes de cooperação científica (projetos e/ou publicações) com pesquisadores de diversas instituições brasileiras (ex. CNPEM, UFRGS UFRPE, UFMG, UEM, UFSM, UNICAMP, Embrapa entre outras) e estrangeiras, incluindo países como Estados Unidos, UK, Suíça, Colômbia e Japão. É vice diretor do CCARBON - Center for Carbon Research in Tropical Agriculture (CEPID - FAPESP). É pesquisador da equipe do Research Center for Greenhouse Gas Innovation (RCGI) (FAPESP-Shell) e vice-diretor do programa Nature Based Solutions (NBS). Recebeu o Prêmio Fundação Bunge - Juventude em 2022 (Ciências Agrárias - crédito de carbono e agricultura regenerativa). Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq. Listado como um dos pesquisadores mais influentes da ciência mundial, e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. (Fonte: Currículo Lattes)

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTB 32531 | 31.08.2023