Docente e alunos foram homenageados

Professor Gilberto José de Moraes recebendo homenagem (divulgação).

De 23 a 27 de julho, aconteceu em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), o 17° Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol). O evento é promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) a cada dois anos, sendo considerado o maior simpósio de controle biológico na América Latina. Só na edição deste ano reuniu cerca de 1.000 participantes.

Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade para trocar informações com os diversos profissionais que trabalham com controle biológico de pragas e doenças no Brasil e em outras partes do mundo. Foram abordados os recentes avanços nas diferentes áreas do controle biológico, a exemplo do uso de bactérias, fungos, vírus, nematoides, parasitoides, predadores e muito mais no controle de pragas e doenças.

Logo na sessão de abertura, o professor Gilberto José de Moraes, Docente Sênior do departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi homenageado pelos serviços prestados ao controle biológico no Brasil e no mundo. Além disso, foi realizado um concurso de Estudantes, com avaliação das apresentações de seus trabalhos de pesquisa, e alunos de Esalq foram destaques:

Concurso de Graduação, área de Macrobiológicos

1° lugar – Ivan Carlos Valério, com o trabalho “Potencial de predação dos ácaros Macrocheles mammifer (Mesostigmata: Macrochelidae) e Cosmolaelaps barbatus (Mesostigmata: Laelapidae) sobre larvas de Bradysia (Diptera: Sciaridae). Ele é aluno do curso de Ciências Biológicas, orientado pelo Prof. Raphael Castilho, do departamento de Entomologia e Acarologia.

Concurso de Graduação, área de Microbiológicos

1° lugar – Amanda Cristine Tiengo, com o trabalho “Análise comparativa da virulência de conídios aéreos e propágulos submersos de Batkoa sp. a Dalbulus maidis”. Amanda é estudante do curso de Ciências Biológicas e tem orientação do professor Italo Delalibera Jr., do departamento de Entomologia e Acarologia.

Concurso de Pós-Graduação, área de Macrobiológicos

3° lugar – Bárbara Luiz Fialho, com o trabalho “Controle do tripes-do-prateamento, Enneothrips enigmaticus (Thysanoptera: Thripidae), com ácaros predadores Mesostigmata”. Bárbara é aluna de doutorado do PPG Entomologia, sob orientação do professor Raphael Castilho, do departamento de Entomologia e Acarologia.

Saiba mais em https://siconbiol.com.br

Texto: Caio Albuquerque | Mtb 30356 | 14/8/2023