Docente tomará posse como membro da ABC

Maurício Roberto Cherubin, professor do departamento de Ciência do Solo (crédito: Gerhard Waller)

No próximo dia 29 de agosto de 2023, o professor Maurício Roberto Cherubin, do departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), tomará posse como membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia será realizada na Sala do Conselho Universitário, na Cidade Universitária da USP em São Paulo (SP).

O docente encontra-se entre os cinco membros afiliados da região de São Paulo na categoria Ciências da Terra. O mandato tem validade de 5 anos.

Cherubin, que atua no Departamento de Ciência do Solo, declarou que ser membro da Academia Brasileira de Ciências é um privilégio de poucos. “Estou muito feliz com o reconhecimento de minha trajetória acadêmica e científica. Divido essa conquista com meus orientados do Grupo SOHMA (Soil Health & Management Research Group), colegas do Departamento de Ciência do Solo e todos os demais colegas da Esalq e instituições parceiras com os quais tenho tido o privilégio de trabalhar em cooperação”.

Além de Cherubin, outros quatro pesquisadores da região de São Paulo serão membros afiliados da ABC: Anderson Fernandes de Brito (Ciências Biológicas, Instituto Todos para Saúde); Bruno Campos Janegitz (Ciências Químicas, UFSCar); Leonardo Tomazeli Duarte (Ciências da Engenharia, UNICAMP); Pedro da Silva Peixoto (Ciências Matemáticas, USP).

O ato de posse ocorrerá durante a abertura do 5º Encontro da Nacional ABC, que tem programação científica marcada ainda para os dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro.