Docentes da Esalq relançam livro sobre tomateiro

Publicação é do SENAR AR/PR (Crédito: Cristiano Ferrari - DvComun)

O tomate é uma importante hortaliça para o Brasil. Em 1989, época da transição da horticultura brasileira, Keigo Minami e Henrique Paulo Haag publicaram, pela Fundação Cargill, o livro “O Tomateiro”. Hoje, após o sistema de produção de mudas e de produção de tomates ter passado por mudanças, o mesmo Keigo, agora em parceria com Simone da Costa Mello, reescreveram o livro para dar um direcionamento mais profundo em assuntos voltados à fisiologia e nutrição do tomate. Ambos os docentes pertencem ao Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq).

“Fisiologia e nutrição do tomateiro”, obra recém publicada com 1185 páginas, apresenta como um dos propósitos reescrever o livro somente voltado à fisiologia e nutrição para aprofundar um pouco mais os assuntos relacionados a elas e saber como eles estão sendo abordados nos principais centros de pesquisas, para que se possa entender mais sobre as práticas e tecnologias de cultivo do tomate.

De acordo com os autores, os 37 capítulos do livro procuram dar uma orientação aos produtores de tomates, técnicos e estudantes de Agronomia interessados em tomaticultura. “A obra não tem a pretensão de explicar ou saber de tudo e sim mostrar o que os principais pesquisadores estão fazendo ou fizeram para o conhecimento do tomateiro e algumas teorias mais recentes sobre determinados assuntos”, adiantou Keigo. “Também não aspira dar receitas disso ou daquilo, mas mostrar como algumas práticas, conceitos e métodos de pesquisa evoluíram através do tempo, deixando para o leitor  meditar qual será o futuro da tomaticultura, mais especificamente da brasileira”, concluiu Simone.

A publicação é do SENAR AR/PR.

A nova obra será apresentada no próximo dia 22 de março, às 14h00, na abertura da Reunião da Congregação, na Sala da Congregação da Esalq, primeiro andar do Edifício Central.

Informações pelo telefone (19) 3447-6709 ou pelo e-mail keigominami@usp.br .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 13.03.2018

Palavra chave: