Egressos da Esalq recebem prêmio ALUMNI USP

Luis Fernando Guedes Pinto e Neiva Maria Robaldo Guedes (acervo pessoal | Arte: Denise Guimarães)

Em 27 outubro, a Universidade de São Paulo (USP) realizou a cerimômia de entrega da primeira edição do Prêmio Alumni USP, que reconhece os egressos diplomados da Universidade por suas trajetórias em diferentes áreas de atuação profissional e contribuições para a sociedade. Entre os célebres, se encontram dois egressos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Luis Fernando Guedes Pinto e Neiva Maria Robaldo Guedes. Ambos se destacaram na categoria ‘Contribuições na Sustentabilidade Ambiental’.

Nesta primeira edição, foram recebidas 428 inscrições, divididas em seis categorias: Contribuições em Ciência e Tecnologia (108 inscrições), Contribuições em Inovação e Empreendedorismo (65 inscrições); Contribuições em Arte e Cultura (41 inscrições); Contribuições na Sustentabilidade Ambiental (62 inscrições); Contribuições na Qualidade de Vida das Pessoas (33 inscrições) e Contribuições nas Relações Humanas e Inclusão Social (69 inscrições).

Em cada uma das seis categorias, são concedidos prêmio e menção honrosa deste prêmio que será oferecido anualmente para o egresso diplomado em curso de graduação e pós-graduação da USP, há mais de dez anos, e que tenha se destacado durante sua trajetória profissional, no Brasil ou no exterior.

Egressos de destaque da Esalq

Premiado: Luis Fernando Guedes Pinto, Graduado, mestre e doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), é diretor-executivo da Fundação SOS Mata Atlântica e trabalha há mais de 25 anos com sustentabilidade da agropecuária brasileira e conservação das florestas. Participou da criação da Rede de Agricultura Sustentável e do selo Rainforest Alliance. Possui também diversas contribuições com universidades de vários países.

Menção honrosa: Neiva Maria Robaldo Guedes, mestre em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), criou o Projeto Arara Azul, em 1999, que estuda e promove a conservação da arara-azul-grande no Pantanal. Em 2003, fundou o Instituto Arara Azul, uma referência na área da conservação.

Programa Alumni USP

O Programa Alumni USP foi criado em 2018 com a finalidade de estabelecer uma rede de contato voltada aos antigos alunos da USP. O programa é de responsabilidade do Escritório Alumni USP, que conta com um Conselho Executivo formado por docentes indicados pela Reitoria e pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, além de um representante da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e um representante da categoria de ex-alunos que faça parte do Conselho Universitário.

Entre as suas responsabilidades, o programa coordena a plataforma Alumni USP, que possibilita o cadastramento dos ex-alunos e a coleta de informações dos egressos e oferece a eles oportunidades, como o e-mail alumni.usp, acesso aos recursos da Universidade, conexão com outros alunos, vantagens e anúncios de vagas de emprego, educação continuada, entre outras.

Confira a íntegra da cerimônia de entrega do primeiro Prêmio Alumni USP:

Prêmio Alumni USP 2022

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (com informações do Jornal da USP) | 03.11.2022