Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz é homenageada com estátua na Esalq

Estátua foi instalada no Jardim Francês, do Museu Luiz de Queiroz (crédito: Caio Albuquerque)

Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz será definitivamente homenageada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e poderá ser eternamente reverenciada pela comunidade que frequenta o campus da USP em Piracicaba a partir deste 4 outubro de 2021.

Dentro das comemorações da 64ª Semana Luiz de Queiroz, está inaugurada no Jardim Francês (pertencente ao Museu Luiz de Queiroz) uma estátua em tamanho natural da esposa do patrono da Esalq. A obra, concepção artística de Edu Santos, define o local como Espaço Cultural “Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz”. A opção por uma estátua em tamanho natural, vem de modelos que temos encontrado em diversos sítios culturais na Europa e Estados Unidos, além de algumas unidades já no Rio de Janeiro, São Paulo e Santos, uma referência de personalidades que são ainda arquétipos de inspiração para o universo contemporâneo.

Sonho – Luiz Vicente de Souza Queiroz tinha um sonho de ver a Fazenda São João da Montanha transformar-se em um templo do saber. O patrono da Esalq, uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo (USP), doou as terras com a condição que fosse lá construída uma Escola Agrícola.

Mas com o seu falecimento, em 11 de junho de 1898, Luiz de Queiroz não pode vivenciar seu desejo, ato que coube a Sra. Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, sua esposa, que partilhava do mesmo desejo.

Assim, no momento da inauguração da Escola em 1901, Ermelinda conclui e valida oficialmente aquele que fora o sonho do casal empreendedor.

A estátua é obra artística de Edu Santos

Pioneira – O professor Jacques Marcovitch relata, em seu livro Pioneiros e Empreendedores, de 2009, volume 2, que a imprensa local comparava Dona Ermelinda como uma das três mulheres de destaque de Piracicaba, em conjunto à americana Miss Martha Watts e a Professora e médica belga Jeanne Renotte. A esposa de Luiz de Queiroz era tida como mulher séria, piedosa, exemplar e de temperamento independente.

Cita ainda Marcovitch, que Ermelinda, quando jovem, viajara com os pais, Cristiano Ottoni e Bárbara de Barros Ottoni, pela Europa, Estados Unidos e Ásia. Após seu casamento, em 1880, com Luiz Vicente de Queiroz (1849-1898), continua viajando ao exterior para visitar a irmã em Paris, França.

Ermelinda, dedicada aos empreendimentos, participava de reuniões de negócios com o marido, mostrando-se austera, perspicaz e determinada. Entre seus legados conjuntos com o esposo estão a usina elétrica, a fábrica de tecidos e a Escola de Agronomia de Piracicaba, que pode ser considerada o maior legado do casal.

Eugène Davenport, Professor norte-americano, convidado por Luiz de Queiroz a vir ao Brasil em 1891, para acompanhar a construção de sua escola, em seu relatório O último viajante do Brasil e os primórdios da criação da Esalq descreve: “O Sr Queiroz é uma pessoa notável e sua esposa, que fala inglês e foi educada em Paris”. Naquela oportunidade ressalta sua cultura e consciência feminista, vanguarda naquele momento histórico.

A julgar pelo entusiasmo da esposa pela escola, demonstrado nas conversações registradas em diário pelo professor norte-americano Eugene Davenport, hóspede do casal Queiroz para discutir o modelo da instituição de ensino, é impossível não a presumir, em sua viuvez, envolvida na viabilização da Escola Agrícola. De extraordinária autonomia intelectual, tinha como hábito acompanhar o marido em qualquer lugar – o que contrariava os costumes da época em Piracicaba.

Ermelinda foi uma precursora do universo feminino, uma pioneira de ideias e a frente de seu tempo e será personificada em trajes da época e trazendo em suas mãos um missário, pois era uma pessoa muito benemérita e de fé. Dentro do próprio campus “Luiz de Queiroz” o Centro de Educação Infantil leva seu nome e diversas instituições de ensino pelo Brasil também a homenagearam.

O espaço cultural Ermelinda Queiroz foi viabilizado a partir do programa Parceiros da Esalq, que contou com 6 parceiros: Adealq, Coplacana, Fealq Koppert, Pecege e República Arado.

Luiz de Queiroz – Em outubro de 2018, foi erigida uma estátua em tamanho natural de Luiz Vicente de Souza Queiroz, colocada na entrada da Esalq, próxima ao Edifício Central, observando altaneiro os que vêm contemplar sua obra.

Texto: Caio Albuquerque (04/10/2021)