Esalq doa para escolas estaduais 500 exemplares da obra “A incrível vida no solo”

Gilberto José de Moraes,Luciana Victória, Marly Marsulo o e Fernando Seixas (crédito: Gerhard Waller)

Assinada pela professora Magdalena Vázquez González, da Universidade de Quintana Roo, México, e pelo professor Gilberto José de Moraes, do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, a obra tem ilustrações de Patrícia Milano e está à disposição dos alunos das escolas estaduais da região de Piracicaba.

Segundo a Coordenadora do Núcleo Pedagógico -  Biologia, da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba, professora Marly Marsulo, os 500 exemplares doados pela Esalq foram distribuídos nas 68 escolas estaduais de Piracicaba, Charqueada, Águas de São Pedro, São Pedro, Santa Maria da Serra e Saltinho, municípios que compõem a regional.

De acordo com o professor Gilberto, a obra surgiu de uma sugestão da professora Magdalena, quando esteve em uma visita técnica por um período de 3 meses na Esalq em 2016. “Na verdade, o interesse dela era em escrever um livrinho para crianças sobre os organismos do solo, em que se desse destaque aos ácaros, organismos com os quais ela e eu trabalhamos. Vi nisso uma oportunidade de fazer algo que atendesse mais às nossas necessidades mais imediatas, dando destaque ao carrapato que ataca a capivara, pela importância que este tem como vetor da bactéria que causa a Febre Maculosa em nossa região. Daí o fato do livro terminar com estes organismos!”, explica o docente.

A sequência narrativa apresenta, em linguagem e visual atrativos ao público infantil, representantes da fauna que mantém relação direta com o solo. Minhocas, caracóis, formigas, larvas, moscas, cupins, aranhas, escorpiões e até a capivara ambientam o passeio de domingo de maneira que o leitor segue se familiarizando com a organização e o modo de vida de cada um. Sem abandonar ainda o tom didático, Magdalena, Sofi e Pedrinho revelam também alertas contra picadas como a do escorpião e o risco da Febre Maculosa no contato com carrapatos.

O livro foi editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), com apoio da Esalq, Universidade de Quintana Roo e Comisión Nacional para El Conocimento y uso de ka Biodiversidad (Conabio).

Escolas interessadas em receber a obra podem entrar em contato via e-mail pusp.lq@usp.br .