Esalq e Adealq realizam 64ª Semana Luiz de Queiroz

layout: Serviço de Produções Gráficas

64ª Semana Luiz de Queiroz - ABERTURA

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Adealq (associação dos Ex-alunos da Esalq) realizam, de 4 a 9 de outubro, a 64ª Semana Luiz de Queiroz. O evento acontece anualmente na semana do dia 12 de outubro, data em que se comemora o Dia do Engenheiro Agrônomo. Tradicionalmente, além de contar com presenças de representações políticas das esferas federal, estadual e municipal, a Semana engloba homenagens e atividades comemorativas, científicas e culturais. Em virtude do atual momento de pandemia, a programação ocorre de maneira virtual

No dia 4 de outubro, as 10h, será realizada a solenidade de abertura da Semana Luiz de Queiroz, em formato on-line, no canal @esalqmidias no YouTube. Essa solenidade trará pronunciamentos dos dirigentes da USP e representações acadêmicas e políticas. Neste ato ainda ocorrerão as inaugurações do Museu de Logística “Luiz de Queiroz” e do Espaço Cultural “Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz”, além de homenagem ao egresso da turma de 1936 da Esalq, engenheiro agrônomo Fernando Cardoso Penteado, falecido em 7 de setembro de 2021.

Setor sucroenergético – Para 5 de outubro, está programado o 7º Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow. O tema do encontro é Políticas Públicas no Setor Sucroenergético. O evento será transmitido ao vivo, as 14h, no perfil @esalqmidias no YouTube. A atividade é coordenada pelo professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq.

Duplo diploma – No dia 6 de outubro a Esalq fará a celebração dos 15 anos do Programa de Dupla Diplomação com instituições estrangeiras em Engenharia Agronômica e dos 10 anos em Ciências dos Alimentos.

Essa comemoração ocorrerá por meio de dois episódios especiais do podcast Estação Esalq, com entrevistas com docentes, estudantes e egressos. Os episódios têm estreia marcada para as 14 horas deste dia 06 de outubro, nas principais plataformas de podcasts e também no perfil esalqmidias no YouTube.

120 anos – No dia 8 de outubro, está agendada uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Piracicaba em comemoração aos 120 anos da Esalq e, no sábado, dia 9 de outubro, acontece o encerramento da Semana Luiz de Queiroz e congraçamento das turmas pela Associação dos Ex-alunos da Esalq. (Saiba mais). A programação completa da Adealq poderá ser consultada em www.adealq.org.br .

Estátua – Um dos destaques da 64ª Semana Luiz de Queiroz será a instalação de uma estátua em tamanho natural em homenagem a Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, esposa do patrono da Esalq, Luiz Vicente de Souza Queiroz.

Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz poderá ser eternamente reverenciada pela comunidade que frequenta o campus da USP em Piracicaba, a partir deste mês outubro, no Jardim Francês, espaço integrante do Museu Luiz de Queiroz. A partir de agora, o local será destinado a eventos externos e exposições interativas. A esposa de Luiz de Queiroz foi precursora do universo feminino, pioneira de ideias e a frente de seu tempo. Na sessão de abertura da Semana, o professor Jacques Marcovitch, autor do livro Pioneiros e Empreendedores, discursará sobre a relevância de Ermelinda. Mulher dedicada aos empreendimentos, participativa de reuniões de negócios com o marido, mostrando-se austera, perspicaz e determinada. Entre seus legados conjuntos com o esposo estão a usina elétrica, a fábrica de tecidos e a Escola de Agronomia de Piracicaba, que pode ser considerada o maior legado do casal. O projeto artístico e execução da estátua de Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz é de Luiz Eduardo dos Santos. O espaço cultural Ermelinda Queiroz foi viabilizado a partir do programa Parceiros da Esalq, que contou com 6 parceiros: Adealq, Coplacana, Fealq Koppert, Pecege e República Arado.

Texto: Caio Albuquerque (27/09/2021)