Esalq e Cena conquistam prêmios e moções no Tese Destaque

Prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar teses de doutorado de destaque (crédito: Marcos Santos)

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP (Universidade de São Paulo) divulgou, por meio da Portaria PRPG nº 34/2021, de 4 de outubro de 2021, o resultado do Prêmio Tese Destaque USP – 10ª Edição. Entre as nove grandes áreas e três áreas voltadas para os ODS, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), unidades do Campus USP Luiz de Queiroz, serão contemplados com prêmios e menções honrosas em quatro delas – Ciências Agrárias, Multidisciplinar, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Econômica.

Instituído em 2012, o prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar as teses de doutorado de destaque, defendidas nos Programas de Pós-Graduação da USP, nas grandes áreas de conhecimento e nas áreas distribuídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa, concedendo-se um Prêmio Tese Destaque USP e duas Menções Honrosas por grande área de conhecimento.

Nesta edição foram elegíveis as teses de doutorado defendidas entre 01/01/2019 e 31/12/2020. Os alunos agraciados, considerados pela originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e valor agregado ao sistema educacional, recebem um prêmio no valor de R$ 10 mil e os seus orientadores, R$ 5 mil em recursos para custeio. Os autores das teses premiadas e das que mereceram menções honrosas ganham também um diploma.

A Cerimônia Oficial de Premiação ocorrerá em 20/10/2021. Clique aqui para assistir.

Conheça os vencedores e as menções honrosas:

Grande Área – Ciências Agrárias

Prêmio:

Título: "Evolução do genoma cloroplastidial em Passiflora”

Autor: Luiz Augusto Cauz dos Santos

Programa: Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) - Esalq

Orientadora: Maria Lucia Carneiro Vieira

Menções Honrosas:

Título: “Tecnologias emergentes para melhoria da secagem de alimentos: ultrassom e etanol na secagem convectiva e por infravermelho”

Autora: Meliza Lindsay Rojas Silva

Programa: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Esalq

Orientador: Pedro Esteves Duarte Augusto

Título: “Eficiência de transmissão de estirpes de Xylella fastidiosa subsp. pauca por cigarrinhas e o papel da adesina XadA2 na formação do biofilme no inseto vetor”

Autora: Mariana Bossi Esteves

Programa: Entomologia - Esalq

Orientador: Joao Roberto Spotti Lopes

Grande Área – Multidisciplinar

Menção Honrosa:

Título: “Filogenômica, diversificação e biogeografia dos esquilos Neotropicais (Sciurillinae e Sciurinae: Sciurini)”

Autor: Edson Fiedler de Abreu Júnior

Programa: Interunidades em Ecologia Aplicada – Esalq/Cena

Orientador: Alexandre Reis Percequillo

Grande Área: Sustentabilidade Ambiental

Prêmio:

Título: "Conversão floresta-pastagem na Amazônia Oriental: impactos sobre as comunidades microbianas do metano do solo”

Autora: Andressa Monteiro Venturini

Programa: Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) - Cena

Orientadora: Tsai Siu Mui

Grande Área: Sustentabilidade Econômica

Prêmio:

Título: "Padrões de dispersão e conservação da diversidade genética do milho (Zeamays ssp. mays) nas terras baixas da América do Sul””

Autora: Flaviane Malaquias Costa

Programa: Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) - Esalq

Orientadora: Elizabeth Ann Veasey

Conheça demais contemplados da USP aqui.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 06.10.2021

Palavra chave:
tese destaque douitorado pro-reitoria pos-graduação premio