Esalq lança livro 'Do Mérito à Honra'

Crédito: Denise Guimarães

No último dia 3 de junho, foi realizada a cerimônia de aniversário dos 123 anos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), e 90 anos da Universidade de São Paulo (USP). Entre os atos do cerimonial, um deles apresentou o lançamento do livro “Do Mérito à Honra”.

Nas versões impressa e digital, a obra reúne textos veiculados no site da Esalq e encaminhados como sugestões de pauta à imprensa. Tratam-se de prêmios, homenagens e indicações que preservam a história e a excelência da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Ao final do evento, os homenageados e público presentes receberam um exemplar desta primeira edição, um recorte de acontecimentos nobres ocorridos no último ano, incluindo destaques acadêmicos, científicos e institucionais.

Acesse o livro gratuitamente em https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1322/1206/4634

Texto de apresentação do livro

Pessoas vencedoras são aquelas que traçam suas metas, assumem riscos e buscam seus sonhos! Conquistar algo não é apenas alcançar um objetivo. É percorrer uma jornada evidenciada por aprendizados e desafios que envolvem esforço, dedicação e persistência.

Numa instituição de nível superior, não são poucos aqueles que estudam e se dedicam às pesquisas ou trabalhos correlatos, acreditando que carregam dentro de si uma mente distinta e pronta para explorar horizontes e projetar resultados.

Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) é assim! Ingressar e permanecer neste ambiente é garantir orientação, estímulo e credibilidade.

Ao completar 123 anos, a Escola prestigia esalqueanos que elevam essa instituição ao nível de excelência lançando o livro “Do mérito à honra”. Nele, constam tanto alunos de graduação e de pós-graduação, quanto docentes, distinguidos durante a vida acadêmica e científica.

Para a produção da obra, os jornalistas responsáveis pela divulgação oficial da Esalq, reuniram textos que foram anteriormente encaminhados à imprensa, publicados no site, no boletim informativo e nas mídias sociais da instituição. São acontecimentos que envolvem premiações que impulsionam o aperfeiçoamento dos estudos e que promovem indicações para assumir cargos nos cenários científico, acadêmico e na gestão política, econômica e corporativa.

A partir desta edição de lançamento, que também celebra os 90 anos da Universidade de São Paulo (USP), pretende-se reunir anualmente os esalqueanos que foram reverenciados em suas trajetórias para homenageá-los durante as comemorações de aniversário da Esalq.

Essa compilação só foi possível devido ao fato desses acontecimentos terem chegado até a Divisão de Comunicação da Esalq, para que os jornalistas do setor fizessem a divulgação oficial. Dessa forma, sugere-se para aqueles que se orgulham de seus resultados, que encaminhem essas notícias para a referida divisão a fim de que, a cada ano, esses perfis sejam estampados para corroborar a nossa história.

Idéia original – Alicia Nascimento Aguiar

Produção de conteúdo – Alicia Nascimento Aguiar e Caio Albuquerque