Esalq recebeu a visita da Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária

(crédito: Denise Guimarães)

O Campus Luiz de Queiroz recebeu nesta segunda-feira, 27/3, a visita da Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Marli Quadros Leite. A Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) iniciou neste mês de março um cronograma de visitas às unidades de ensino e pesquisa da USP com o propósito de aproximar ações.

Na parte da manhã a titular da PRCEU foi recepcionada na diretoria da Esalq pela diretora Thais Vieira, pelo vice-diretor Marcos Milan e pelo diretor do Cena, professor Ernani Pinto Junior. No período da tarde, o diálogo se estendeu às comissões de Cultura e Extensão Universitária e de Graduação, oportunidade na qual a professora Marli fez uma exposição sobre a implementação da Curricularização na Extensão.

A pró-reitora lembrou que essa ação envolve a PRCEU e a Pró-reitoria de Graduação e que o propósito final é aproximar ainda mais a USP da sociedade, enriquecendo a formação dos estudantes e valorizando a atividade extensionistas desenvolvida pelos docentes. “Ao longo do último século a importância da Cultura e Extensão foi crescendo e agora temos que considerar o mundo atual e estender essas atividades a outros ambientes”.

Após apresentar o contexto histórico da Extensão dentro do ambiente universitário, Marli Quadros Leite explicou as premissas do novo modelo de curricularização da Extensão na USP. “Precisamos distinguir as atividades acadêmicas complementares das atividades de curricularização da Extensão, não alterar a carga horária dos cursos de graduação e considerar que as atividades e programas de extensão não são disciplinas”. Assim, serão consideradas nesse processo de curricularização os programas, projetos, cursos, oficinas, eventos e prestação de serviços.

“O que estamos fazendo neste momento é a identificação das disciplinas de caráter extensionistas e das atividades de extensão existentes”, antecipou a pró-reitora.

A organização do processo prevê ainda a proposição das atividades de extensão pelas unidades de ensino e pesquisa da USP, Museus, Institutos e pela própria PRCEU. Finalmente, todas essas ações serão oficialmente registradas nos currículos de discentes e docentes, assim como as demais disciplinas regulares.

“É pela extensão que a sociedade conhece o que a Universidade faz e oferece e precisamos que nossos alunos sejam a força motriz desse processo, levando o conhecimento que produzimos para essa sociedade, e ao mesmo tempo proporcionando uma formação ainda mais qualificada e atual”, destacou a pró-reitora.

Texto: Caio Albuquerque (27/03/2023)

(crédito: Denise Guimarães)