Esalq recepciona alunos estrangeiros

Estrangeiros foram recepcionados no Edifício Central (crédito: Gerhard Waller)

Gloria Marina Villena é natural de Lima, no Peru, e acabou de chegar em Piracicaba para cursar Ciências Econômicas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Guillaume Vasse é francês e está na Esalq desde junho de 2023 para cursar o duplo diploma em Engenharia Agronômica. Ambos estão entre os 18 estudantes estrangeiros que atualmente estudam na Esalq. Parte deles foi recepcionada na tarde desta segunda-feira, 26/02, pela Comissão de Relações Internacionais da Esalq.

Chegaram no primeiro semestre de 2024 estudantes da França, Bélgica, Peru, Alemanha e Colômbia. O presidente da Comissão, professor José Belasque Junior, deu as boas-vindas aos alunos e fez uma apresentação institucional da Esalq. “Hoje estamos recebendo esses estudantes com o objetivo de acolhê-los e apresentar as informações sobre infraestrutura do campus e dados sobre a vida acadêmica”, comentou.

A peruana Gloria já conhecia o Brasil porque seu irmão também fez a vida acadêmica por aqui. “Meu irmão está em Minas Gerais e ele quem comentou que na Esalq havia a carreira de Economia. Assim, primeiro eu conheci a Esalq por fotos e hoje estou surpresa com a natureza do campus, já que em Lima, minha cidade natal, não há toda essa riqueza natural”. Gloria fará toda a graduação na Esalq, pois está inserida no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

Guillaume Vasse está entre as dezenas de estudantes que já integraram aos programas de duplo diploma que a Esalq mantém com universidades francesas. Estudante da UniLaSalle, ele procura diversificar a sua formação no Brasil. “A Esalq é uma referência no ensino de ciências agrárias e aqui o currículo é mais abrangente. Desde que cheguei, já consegui fazer disciplinas na área florestal e administração financeira”.

Os estudantes estrangeiros foram recepcionados também pela equipe do Serviço de Atividades Internacionais e pelos professores Silvia Helena Galvão de Miranda, Helaine Carrer e Thiago Romanelli, todos coordenadores de convênio com instituições estrangeiras. Após a recepção no Edifício Central, os acadêmicos fizeram um tour pelo campus.

Saiba mais sobre internacionalização na Esalq em www.esalq.usp.br/svaint .

Texto: Caio Albuquerque (26/2/2024)