Esalq recepciona ingressantes de 2020

Estudantes foram recepcionados no Salão Nobre (crédito: Gerhard Waller)

Renan Fantine veio de Artur Nogueira (SP) para cursar Ciências Biológicas. Larissa Olaya Belem é piracicabana e este ano ingressa como aluna do curso de Engenharia Agronômica, assim como Marina Bernardes, que esteve no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba, acompanhada dos pais para participar do início da Semana de Recepção dos Ingressantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). As atividades seguem até a próxima sexta-feira, 21/2.

A Esalq oferece sete cursos de graduação (Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental) e os 430 novos alunos, ingressantes da Fuvest e do SiSU, foram recepcionados no Edifício Central por autoridades acadêmicas, jurídicas, professores, estudantes e funcionários do campus.

“O foco dessa semana é mostrar a esses ingressantes as oportunidades que terão ao longo da vida universitária, em uma instituição que integra o grupo das cinco melhores escolas de ciências agrárias do mundo e que, portanto, lhes confere a perspectiva de uma experiência internacional”, apontou o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto.

Desafio – Além das apresentações institucionais, foi apresentado aos calouros o Desafio “Brasil, esperança alimentar do futuro”, que contempla o projeto temático anual da Esalq. Neste ano, os ingressantes concorrerão a prêmios a partir de um concurso fotográfico online. Em suma, o certame ocorrerá no “Instagram”, onde a comunidade discente poderá publicar imagens com a hashtag “#esalqesperançaalimentar”. As imagens deverão estar alinhadas a um dos seguintes tópicos: Interação homem meio ambiente; Empreendedorismo; Desafios na alimentação; Agroecologia, Diversidade e inclusão; Tecnologia e sustentabilidade; Água e florestas; e Agricultura e produção animal.

Promotoria – como acontece todos os anos, a recepção dos ingressantes da Esalq conta com o apoio da Promotoria de Justiça de Piracicaba. A proposta é fortalecer a parceria entre as instituições e comunicar aos calouros e familiares que existe um trabalho em conjunto em prol da preservação dos diretos humanos. Conforme o 15º Promotor de Justiça de Piracicaba, Luciano Gomes de Queiroz Coutinho, essa aproximação favorece a minimização dos episódios de trote dentro e fora do campus. “O ingresso em uma universidade pública é uma conquista de todos os familiares e o nosso trabalho, em sintonia com a diretoria da Esalq, auxilia que na proteção e no apoio desses jovens que por ventura venham se envolver em atos de trote”.

Após as apresentações institucionais e pronunciamentos, calouros e familiares assistiram a palestra “Equilíbrio Emocional: do vestibular à Universidade”, com Raquel Trovarelli, do Instituto Visão Futuro.

Ainda nesta segunda-feira, nos períodos da tarde e noite ocorrerão na Central de Aulas, a apresentação dos serviços, Coordenações de Cursos e visita guiada pelo Campus. Durante toda a semana, estão previstas atividades culturais, feira de extensão, clínicas esportivas e aulas introdutórias.

Para saber mais acesse https://www.esalq.usp.br/graduacao/semana-de-recepcao-2020 .

Texto: Caio Albuquerque (17/02/2020)

Palavra chave:
recepção ingressantes 2020 semana