Esalq terá Domingo no Museu

Com o tema “O Poder dos Museus”, acontecerá entre 16 e 22 de maio, a 20ª edição da Semana Nacional dos Museus.

Nesse contexto, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), preparou uma série de atividades gratuitas que culminará, no dia 22/5, com o Domingo no Museu, quando o Museu Luiz de Queiroz estará de portas abertas no período da tarde.

Tour pelo acervo do Museu “Luiz de Queiroz”
De segunda-feira 16/05 até sexta-feira 20/05, das 8h às 17h.
Atividade gratuita. É necessário agendamentos prévios para grupos e escolas.

Espaço didático - “Sustentabilidade: do discurso à ação!”
De segunda-feira 16/05 até sexta-feira 20/05, das 8h às 17h.
Atividade gratuita. É necessário agendamento prévio para grupos e escolas.

Ambiente temático conta com salas trabalhadas e aplicadas nos conceitos como sustentabilidade, consumo, resíduos, reciclagem, educação ambiental, 3 Rs, dentre outros assuntos que abordam tais áreas, como residências sustentáveis e desperdício de alimentos.

Atividades lúdicas e interativas e experimentos com ciências naturais – CRECIN (Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza)
De segunda-feira 16/05 até sexta-feira 20/05, das 8h às 17h.
Atividades gratuitas, exclusivo para grupos e escolas, mediante agendamento.

O CRECIN foca no desenvolvimento de projetos que objetivam a promoção do ensino de Ciências da Natureza, por meio do desenvolvimento de recursos didáticos e ensino STEAM. Na “Semana dos Museus”, o grupo realizará, em parceria com o Museu “Luiz de Queiroz”, atividades com o intuito de incentivar a prática de metodologias ativas nas escolas.

Domingo no Museu
No dia 22 de maio, domingo, em uma proposta especial, o Museu “Luiz de Queiroz” estará aberto excepcionalmente no período da tarde, das 14h às 18h, de forma gratuita!
Durante a visitação, o público poderá explorar as salas temáticas e o acervo exposto, bem como realizar atividades com os experimentos científicos e práticos no Clubinho de Ciências “Luiz de Queiroz”, além de aproveitarem o espaço lúdico que a mostra “Sustentabilidade: do diálogo à ação!” oferece. Neste dia, não será necessário agendamento e haverá monitoria em todos os ambientes para orientar e recepcionar o público.

Na USP em Piracicaba, a 20ª Semana Nacional de Museus é uma realização do Museu Luiz de Queiroz, a partir do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Esalq. Tem parceria com o CRECIN, o Serviço de Gestão Ambiental/PUSP-LQ, Programa USP Recicla Piracicaba/Superintendência de Gestão Ambiental da USP e o Plano Diretor Socioambiental do campus “Luiz de Queiroz”.

Contato e agendamento: museulq@usp.br

Texto: Caio Albuquerque (9/5/2022)