Esalqueanos integram equipe vencedora do ISCBWikipediacompetition 2018

Ganhadores do premio ISCBWikipediacompetition 2018 (Crédito: Gerhard Waller)

Em 8 de julho, foi realizado o anuncio dos vencedores do ISCB Wikipediacompetition 2018, competição organizada pela International Society of Computational Biology (ISCB), que visa aumentar a disponibilização de textos de qualidade e gratuitos na língua inglesa sobre as diversas áreas da Bioinformática e Biologia Computacional na Wikipedia.

A equipe brasileira, que escolheu o tema Biostatistics, esteve composta por quatro estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), além de um representante da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os esalqueanos são Jenifer Camila Godoy dos Santos, Cristiane Hayumi Taniguti, Ana Letycia Basso Garcia e Fernando Henrique Correr, todos estudantes do programa de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas. Jenifer e Cristiane tem como orientador o professor Antonio Augusto Franco Garcia. Ana e Fernando são orientados pelo professor Gabriel Rodrigues Alves Margarido

“Um ponto chave foi a escolha da página a ser editada. Segundo as regras da competição, seria melhor pontuada páginas que fossem muito procuradas pelos internautas e que estivessem pobres de conteúdo. A própria Wikipedia fornece um ranking de páginas, no qual dos baseamos para tomar nossa decisão. Determinamos então quais os tópicos que precisavam ser acrescentados ou aprimorados na página e dividimos os trabalhos”, conta Cristiane Tanaguti. Segundo ela, “além de inserir definições clássicas de bioestatística e descrever sua história,  também citamos algumas aplicações para saúde usando big data e análises de bioinformática. Para ilustrar o artigo, usamos como exemplo dados de taxa de natalidade no Brasil extraídos do DATASUS. Os dados demonstram uma queda na taxa de natalidade no ano de 2016, o que pode estar correlacionado ao surto de Zika vírus que atingiu o Brasil pós-Copa do Mundo de 2014”.

A atuação na Esalq contribuiu, de acordo com a doutoranda, com o bom desempenho nessa competição. “Todos os alunos envolvidos trabalham com Bioinformática, alguns com foco maior em estatística. Diversas informações adicionadas na página nos foram apresentadas em aulas ou tivemos que estudar para nossa pesquisa. Expomos lá alguns conceitos básicos, priorizamos mais a didática do que grandes aprofundamentos no conteúdo, que é provavelmente o que as pessoas buscam quando procuram algo na Wikipedia”.

A Wikipedia abre todo ano competições para aprimorar suas páginas em diversas áreas. “Creio que foi uma experiência muito interessante, principalmente para exercitarmos nossas habilidades em divulgação científica”, conclui Cristiane.

Esta foi a sétima edição da competição, que reuniu e 25 equipes de todo o mundo competiram por prêmios em dinheiro que variavam de U$150 a U$500. Além disso, os primeiros lugares se tornaram membros anuais associados da International Society of Computational Biology.

Saiba mais em:

Caio Albuquerque  | Mtb 30356 | 20/07/2018