Esalqueanos integram a nova diretoria do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Piracicaba

No último dia 7 de março, foi constituída uma nova diretoria no Conselho Municipal de Ciência & Tecnologia de Piracicaba (CMCT). Formado por representantes do Poder Público Municipal e Entidades Civis, o Conselho tem a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Poder Público Municipal as diretrizes da política municipal no campo da ciência e tecnologia.

A nova diretoria do conselho é composta pelo seu presidente, Engenheiro Agrônomo Sergio Marcus Barbosa, gerente executivo da ESALQTec Incubadora Tecnológica, representante da AEAP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba, pelo vice-presidente, o professor Edgar Gomes Ferreira de Beauclair, professor do Departamento de Produção Vegetal e representante da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e pela secretária, a professora doutora Dagmar de Paula Queluz, representante da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

O Conselho - Criado em 2.000 por meio do Projeto de Lei n 4.918, o CMCT exerce um papel importante e relevante, como órgão consultivo e propositivo de políticas públicas para o município de Piracicaba, voltadas a Ciência, Tecnologia e Inovação, destinadas à promoção do Desenvolvimento Sustentável. O conselho atua como um fórum de discussão entre os setores corporativos, público e acadêmico, para o fortalecimento da relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade.

De acordo com a professora Dagmar de Paula Queluz, o município tem uma grande estrutura educacional e acadêmica que promovem o aumento do conhecimento e melhora na qualidade de vida. “A área de ciência e tecnologia é decisiva no desenvolvimento de melhorias que impactam diretamente na vida do cidadão, como a educação escolar e novas descobertas na medicina. Esse crescimento deve ser responsável, seguindo as tendências de sustentabilidade”, diz. A professora também aponta a tecnologia como um importante instrumento para a educação. “As novas tecnologias facilitam o acesso do homem ao conhecimento e, na educação, criam novas possibilidades de ensino e aprendizagem que permitem melhorar o entendimento e a fixação das informações recebidas em sala de aula”, reitera.

O Engenheiro Agrônomo Sergio Marcus Barbosa destaca que a nova diretoria irá valorizar as ações e propostas das instituições formadoras do conselho, para uma efetiva contribuição à sociedade. “A Ciência, Tecnologia e Inovação fazem parte do passado, presente e futuro  do povo piracicabano”, ressalta.

Texto: Thiago Peres, da ESALQTec (16/03/2016)