Esalqueanos participam de desafio mundial

Time Food Forests em reunião de trabalho (crédito: divulgação)

Duas equipes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), a “Food Forests” e o time “KYA”, participam da iniciativa internacional “Thought For Food”.

A ação tem como proposta encontrar soluções junto a equipes de jovens de todo o mundo que sejam viáveis e aplicáveis e ajudem no desafio de produzir alimento para 9 bilhões de pessoas, até 2050.

A iniciativa lança um período de inscrições de membros que se juntam em times pelo mundo todo. Após a formação das equipes, o site do projeto oferece uma plataforma de “design thinking” para partir de um problema, gerando uma ideia e chegando a um produto final, uma solução.

Os esalqueanos do Food Forests se apoiam nos Sistemas Agro Florestais (SAFs), por acreditar que ao mesmo tempo esses sistemas podem ajudar na recuperação de áreas degradadas, produção de comida, absorção de carbono, aumento da biodiversidade e ajudar na restauração e conservação de florestas, vencendo o falso dilema entre produzir ou conservar. O time é composto pelos alunos Lucas Augusto Abra Vieira (6º ano de Engenharia Florestal – ESALQ/USP), Arnaldo Marques (3º ano de Engenharia Florestal – ESALQ/USP), João Victor Bertolo (5º ano de Engenharia Florestal – ESALQ/USP), Gabriela Dolenc (5º ano de Biologia – ESALQ/USP) e Gleysson Roberto (biólogo e Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFLA) aposta na interdisciplinaridade para gerar sua proposta, pautada nos SAFs afim de melhorar a produção de alimentos e o crescimento das florestas em áreas degradadas.

O time KYA tem, como objetivo do projeto, catalisar uma rede de dados abertos na agricultura, com foco na produção local e sustentável. As questões que movem o grupo se referem à criação de um ecossistema de dados global e comum para a agricultura e ecologia que possa ser utilizado por diversos atores interessados, desde pequenos agricultores, passando por start-ups e até conglomerados multinacionais. Como tornar o intercâmbio de dados sobre agricultura sustentável tão natural como a infraestrutura rodoviária de uma cidade para outra e de regiões para regiões é um dos principais intuitos do projeto. Participam do time Bruna Almeida, graduanda do 4º ano em Ciências Biológicas, Diogo Costa, do 3º ano de Gestão Ambiental; Douglas Macedo, do 6º ano de Engenharia Agronômica e Lucas Oste, do 6º ano, também do curso de Gestão Ambiental. Para complementar a equipe, o estudante recém-formado Bruno Trivelatto, do curso de Sistemas de Informação, da EACH, vem acrescentar sua experiência na criação de sistemas e aplicativos móveis.

A entrega dos projetos finais acontecerá no próximo dia 8/1 e os melhores projetos são levados ao Global Summit da iniciativa, que avaliará as propostas e, além disso, oferecerá um ambiente de compartilhamento de ideias e vivência entre os participantes.

O Global Summit ocorrerá entre os dias 24 e 27 de maio de 2017, em Amsterdam.

Texto: Caio Albuquerque (04/01/2017)

Equipe KYA (Divulgação)
Palavra chave: