Estudante de Ciências Econômicas participa do Cargill Global Scholars

Milena La Rubia Acciari, participante do Cargill Global Scholars ( acervo pessoal)

Milena La Rubia Acciari, graduanda de Ciências Econômicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi selecionada para participar do Programa Cargill Global Scholars (CGSP), um programa de bolsas de estudos de dois anos que oferece apoio financeiro a estudantes de graduação do primeiro ou segundo ano no Brasil, China, Índia, Rússia, Indonésia e Estados Unidos.

Os alunos selecionados são aqueles que demonstram um desempenho acadêmico e potencial de liderança exemplares e estudam em um campo relevante para o mundo da alimentação, agricultura e gestão de riscos.

Com duração de 2 anos, o programa contempla com 3 benefícios principais, sendo eles uma bolsa de estudos, mentoria e a participação em dois seminários, um nacional e outro global. Além do apoio financeiro, os alunos recebem treinamento de desenvolvimento de liderança, participação nos ex-alunos para manter e criar conexões e aconselhamento individual, para equipá-los com as ferramentas necessárias para se tornar futuros líderes globais, tomadores de decisão e influenciadores.

A organização e o processo seletivo do programa são executados pelo Instituto Internacional de Educação, uma das organizações sem fins lucrativos mais experientes no campo da educação e gestão de bolsas de estudo, fundado em 1919, que elege anualmente 10 jovens de todo o Brasil.

Segundo Milena, o programa dispõe de duas etapas. “A primeira consiste em um formulário de dados pessoais, informações sobre a vida acadêmica do aluno, atividades extracurriculares já desenvolvidas e prêmios. Além de duas redações, sendo que uma obrigatoriamente deve ser escrita em inglês. E a segunda etapa é uma breve entrevista realizada em inglês via Skype”, comentou a estudante.

Cada participante recebe orientação dos funcionários para identificar metas de curto e longo prazo e auxiliar no alcance destas por meio de contatos, reuniões presenciais, comunicação por e-mail e telefone, treinamento de desenvolvimento de liderança, juntamente com oportunidades de rede com executivos da Cargill e torna-se um membro da comunidade Cargill Global Scholars Alumni.

No primeiro ano, os acadêmicos participam do seminário no país de origem, com foco no desenvolvimento de liderança, formação de equipes, orientação e visão geral aprofundada da Cargill.

“No mês de agosto desse ano, tive a oportunidade de participar do seminário nacional e, junto com 9 jovens brasileiros, participamos de treinamentos de liderança, dinâmicas, networkings e troca de experiência com líderes da Cargill. Foram dias que marcaram minha vida, pude aprender e descobrir muitas coisas novas. Fizemos um teste de personalidade, aprendi sobre habilidades essenciais para um líder, desenvolvi o trabalho em equipe, autoconhecimento e também tive a oportunidade de conhecer o centro de inovação da Cargill na cidade de Campinas”, contou Milena. Atualmente está participando da mentoria, que ocorre no primeiro ano do programa com um líder nacional e, no segundo, com um global.

No segundo ano, os acadêmicos se reúnem e recebem uma visão mais aprofundada da Cargill e uma continuação de seu treinamento em desenvolvimento de liderança. “Em 2019 teremos o seminário internacional, que ocorrerá em uma das sedes da Cargill ao redor do mundo, sendo um encontro com jovens dos 6 países participantes do programa”, disse. Cada acadêmico participará de um estudo de caso que enfoque uma questão dentro da indústria de alimentos e receberá um mentor de outro país em sua área de estudo.

“Sou muito grata à Esalq que me abriu essa porta incrível para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, por isso tenho como meta tornar mais conhecida essa oportunidade incrível que a Esalq nos proporciona, mas que é pouco conhecida pelos alunos. Para os interessados, a dica que eu dou é para procurarem atividades extras à grade curricular. O programa valoriza muito a proatividade, liderança e capacidade de promover mudança. Por isso, vale a pena sair da zona de conforto”, finaliza Milena.

Para quem tem alguma dúvida sobre o programa, envie um e-mail para a Milena La Rubia Acciari: milena_larubia@usp.br

Texto: Gabriela Martins Spolidoro | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque