Estudantes da escola pública visitam a ESALQ

Alunos da escola Manassés interagindo com alunos da ESALQ(Foto: Divulgação)

Pouco antes do término do ano letivo de 2016, estudantes da Escola Estadual Professor Manassés Ephain Pereira visitaram a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). A iniciativa foi do professor José Nivaldo Garcia, do Departamento de Ciências Florestais, que promovem a interação dos secundaristas com graduandos de Engenharia Florestal da ESALQ. “A proposta foi pensada para promover um diálogo da ESALQ com a escola pública, até porque, futuramente, esses alunos serão potenciais vestibulandos da ESALQ”, explica Garcia.

A aproximação entre os alunos da Manassés com os esalqueanos proporcionou uma interessante troca de conhecimentos. Além de obterem informações do curso de Engenharia Florestal e conhecer parte da estrutura que atende o curso de graduação, os visitantes também apresentaram um projeto desenvolvido na sua escola de origem. “Eles cultivam uma horta orgânica vertical dentro do ambiente escolar e assim fizemos uma dinâmica com nossos graduandos sobre esse modelo de produção”.

Segundo o professor do Departamento de Ciências Florestais, a vinda desses estudantes para a ESALQ deve motivar a procura por um curso de nível superior. “O que precisamos evidenciar, para esses alunos das escolas públicas, é que a ESALQ é uma universidade pública, gratuita e, portanto, acessível mesmo aos mais humildes. Eles não podem ter medo de tentar ingressar seja pela Fuvest ou via SiSU. Além disso, após a matrícula temos vários programas de permanência estudantil, que oferecem moradia, aulas de inglês, bolsas e outras ações que garantem igualdade de condições”, conclui o docente.

Caio Albuquerque | MTb 30356 | 17/01/2017