Exposição “Sustentabilidade: do discurso à ação!”

Mostra integra a 20ª Semana Nacional de Museus (crédito: Gerhard Waller)

Esalq Notícias 279/2022 - EXPOSIÇÃO “SUSTENTABILIDADE: DO DISCURSO À AÇÃO!”

Trabalhar a conscientização ambiental afim de consolidar um mundo mais justo e sustentável. Esse é o mote da exposição Sustentabilidade: do discurso à ação!, que será inaugurada amanhã, 26/4, no Museu Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Essa é a primeira exposição no Museu Luiz de Queiroz aberta ao público em geral e também para agendamento de grupos escolareso desde o início da pandemia. A mostra está dividida em três ambientes temáticos. Uma das salas tem caráter introdutório com foco nas ações do Plano Diretor Socioambiental do campus USP “Luiz de Queiroz” e traz as propostas e adequações colocadas em prática para tornar o campus um modelo de gestão ambiental.

Em um segundo espaço são exibidos exemplos práticos sobre o desperdício de alimentos, uso de copos descartáveis, produção, geração e impactos de resíduos, a relação fauna e flora, bem como a aplicação dos 3 Rs - reduzir, reutilizar e reciclar, além do trabalho de manejo resíduos especiais e da arborização. Por fim, os visitantes poderão conferir um projeto de casa sustentável, com possibilidades de aplicação de gestão de resíduos. Neste local são apresentadas ações como minhocário, forno solar e a circulação de livros usados em trocas.

A mostra integra a 20ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 16 a 22 de maio e ficará aberta ao público até o dia 22 de maio. A atividade é uma colaboração entre o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq, o Serviço de Gestão Ambiental/PUSP-LQ, o Programa USP Recicla Piracicaba/Superintendência de Gestão Ambiental da USP e o Plano Diretor Socioambiental do campus “Luiz de Queiroz”.

Confira imagens

Exposição Sustentabilidade: do discurso à ação!
(Visitações gratuitas)

Data: 26 de abril até 22 de maio de 2022
Horário: 8h às 11h30 e 13h às 17h
Local: Museu Luiz de Queiroz, USP Piracicaba, Avenida Pádua Dias 11.
Agendamento de visitas e grupos escolares: museulq@usp.br ou (19) 3429-4305.

Regras importantes:
-A utilização de máscaras dentro do espaço do Museu é OBRIGATÓRIA!
-O Museu NÃO DISPÕE de TRANSPORTE ou ALIMENTAÇÃO para visitantes.
-O limite máximo de visitantes por monitor é 20 alunos, mais professor, dentro do prédio.

Texto: Caio Albuquerque | 25/4/2022