Fapesp nomeia novo diretor científico

Marcio de Castro Silva Filho | Crédito: Marcos Santos

Em ato publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 06 de abril, Márcio de Castro Silva Filho, docente do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), e atual Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP), foi nomeado para exercer o cargo de diretor científico da FAPESP.

Márcio de Castro encabeçava a lista tríplice de candidatos ao cargo elaborada pelo Conselho Superior da FAPESP e assumirá o cargo em 27 de abril.

Trajetória

Marcio de Castro Silva Filho é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (1984), tem mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela UFLA (1989) e doutorado em Biologia Molecular de Plantas pela University of Louvain (1994), Bélgica.

É Professor Titular do Departamento de Genética da Esalq, Pesquisador 1A do CNPq, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp).

Foi membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) (2005-2007), Coordenador da área de Ciências Biológicas I da CAPES (2008-2011), Diretor de Relações Internacionais (2011-2012) e Diretor de Programas e Bolsas no País (2012-2016) da CAPES, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da USP (2016-2021), Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2018), presidente da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) (2018-2020), presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop/2019).

Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular de Plantas, atuando principalmente no tema interação planta-inseto-patógeno.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 10.04.2023