Feira on-line é oportunidade para vestibulando conhecer os cursos da USP

ESALQ NA FEIRA USP E AS PROFISSÕES 2020

Confira as lives da Esalq

Com informações da PRCEU

Todos os anos, a USP oferece mais de 140 opções de cursos de graduação gratuitos para quem busca uma profissão de nível superior. E para apresentar as carreiras disponíveis, a Universidade organiza uma feira on-line nos dias 3 e 4 de setembro, que também vai mostrar como funcionam os processos de seleção via vestibular (Fuvest) e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programas de auxílio aos estudantes com dificuldades financeiras, além de museus e centros culturais mantidos pela USP nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena e Santos.

O público terá contato direto com professores, pesquisadores e universitários de diferentes cursos e unidades de pesquisa, museus e institutos da USP para tirar suas dúvidas. Serão lives, bate-papos, vídeos exclusivos e conteúdos culturais, sempre oferecendo ao público informações e atividades. A participação é totalmente gratuita e não necessita inscrições, basta acessar o site uspprofissoes.usp.br nos dias 3 e 4 de setembro.

“Não se trata apenas de um mero site com textos e vídeos”, explica a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP. “Todo o conteúdo está sendo montado de forma específica para o evento, com uma grande quantidade de horas de transmissões ao vivo, interações, vídeos e atividades produzidos exclusivamente para esta edição.”

A Feira USP e as Profissões ocorre há 19 anos com participação de jovens em busca de seu futuro profissional. São duas edições anuais: uma na capital paulista e outra em um dos campi da Universidade no interior. No ano passado, foram mais de 100 mil participantes.

Confira a seguir links da programação de lives da Esalq para a quinta-feira (dia 03/09) e para a sexta-feira (dia 04/09).

Entretenimento on-line

Essa será a primeira vez que a feira ocorrerá pela internet devido à pandemia de covid-19. “Se já existe uma grande procura pelas nossas feiras na versão presencial, imaginamos que a edição digital vai possibilitar que um público bem maior possa acessar nosso evento, uma vez que eliminam-se os custos e as dificuldades logísticas de deslocamento. Isso nos permite dialogar com estudantes de todo o Brasil, e até mesmo de fora, o que é de suma importância para uma universidade pública, gratuita e de excelência como é a USP”, afirma Maria Aparecida.

Além de informações sobre a Universidade, o público poderá conferir atrações culturais. Entre elas está um passeio virtual no Parque de Ciência e Tecnologia da USP, em São Paulo, incluindo planetário e trilha ecológica. Haverá preparação vocal com o Coralusp e um programa de exposições do Museu do Ipiranga. E ainda bate-papos sobre música com a Orquestra da USP (Osusp).

Duas das atrações mais procuradas nas edições anteriores, o Show da Física e a orientação vocacional do Instituto de Psicologia (IP) da USP, também ocorrerão no formato digital. O show traz experimentos lúdicos sobre a física de forma descomplicada para os estudantes. Já a orientação vocacional terá estande virtual próprio para auxiliar os jovens na procura de sua profissão. A programação completa estará disponível no site a partir do dia 3 de setembro.

Esalq/USP Piracicaba

A Escola Superior de Agricultura Luz de Queiroz (Esalq/USP) é uma unidade da Universidade de São Paulo localizada em Piracicaba. Oferece cursos de Graduação, sendo 7 com Bacharelado em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Ciência dos Alimentos e Administração e 2 com Licenciatura em Ciências Agrárias e Ciências Biológicas. Em Piracicaba já se formaram mais de 16 mil profissionais, muitos deles que hoje ocupam posições de destaque no cenário político e cientifico do país, em âmbito nacional e internacional, nas áreas de ciências agrárias, ambientais, biológicas e sociais aplicadas.

Feira USP e as Profissões 2020

Quando? 3 e 4 de setembro
Como participar?
Pela internet, acessar o site a partir do dia 3 de setembro, conferir a programação e acompanhar as transmissões e vídeos disponíveis em uspprofissoes.usp.br