Gestores e pesquisadores da Esalq e da Ambev se reuniram para prospectar parcerias

Versão para impressãoEnviar por email
(crédito: Gerhard Waller)

Com objetivo de prospectar aproximações em diversas áreas do conhecimento, gestores e pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Companhia de Bebidas das Américas – Ambev estiveram reunidos na Esalq na tarde de terça-feira, 6 de fevereiro de 2024.

Após as apresentações institucionais, os especialistas interagiram divididos entre as áreas Agronomia, Sustentabilidade (Bacias e Florestas, Carbono), Food Science e CoProducts.

Para a diretora da Esalq, professora Thais Vieira, o encontro possibilitou identificar demandas e pontos de aderência entre as entidades. “A partir desse diálogo poderemos avançar em parcerias que contemplem desde a produção agrícola até a distribuição dos produtos ao consumidor”.

Os projetos da Ambev e como a empresa se estrutura foram apresentados pelo vice-presidente de Suprimentos e Sustentabilidade, Felipe Baruque, egresso da Esalq dos cursos de Ciências dos Alimentos. Baruque lembrou que a Ambev possui parcerias com outras unidades da USP, mas que no caso da Esalq a intenção é seguir de forma mais profunda visando vencer desafios tecnológicos. “A Esalq traz um potencial enorme no desenvolvimento de pesquisas, o que permite criar valores em conjunto em todas as etapas de produção e distribuição dos nossos produtos”.

O workshop contou com a presença da presidente da Comissão de Pesquisa da Esalq, professora Aline Silva Mello Cesar, além de docentes de vários departamentos acadêmicos da instituição. Acompanhou Felipe Baruque parte de seu time de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento de materiais.

Texto: Caio Albuquerque (7/2/2024)