Ingressantes foram recepcionados na Esalq

crédito: Gerhard Waller

Saulo Ferraz já é formado em Relações Internacionais e agora é calouro de Ciências dos Alimentos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). O pai de Laura Andrade é engenheiro agrônomo e ela resolveu seguir a profissão do pai e agora é caloura na Esalq. Carolina Gonçalves é piracicabana e não precisará sair da casa dos pais para cursar Administração na USP em Piracicaba.

Esses três, Saulo, Laura e Carolina, estão entre os 430 estudantes ingressantes da Esalq, que foram recepcionados nos dias 24 e 25 de fevereiro, pelos dirigentes do campus da USP em Piracicaba no anfiteatro Jumbão. Cerca de 450 pessoas estiveram presentes.

“Preparamos um final de semana de recepção para que já na segunda as aulas possam começar normalmente”, contou a diretora da Esalq, professora Thais Vieira. A diretora ressaltou ainda que a Esalq é uma escola de muitas tradições e ambiente inovador, mas reforçou que nessas tradições o trote é algo intolerável. “Formamos uma comunidade muito engajada de alunos e ex-alunos, que apresentam uma tradição no bom relacionamento e na cooperação. Nesse contexto, frisamos que o trote é proibido e intolerável. Desejamos que essa turma possa ter anos felizes conosco, sempre pensando em uma formação atualizada”.

Com uma programação que incluiu recepção de boas-vindas, palestras, eventos culturais, tour, almoço no restaurante universitário e encontros com os coordenadores dos cursos, a turma de 2024 chegou animada na manhã de sábado para conhecer as instalações do campus da USP, onde estão incluídos mais de 140 laboratórios, quatro estações experimentais, além de blocos temáticos por áreas do conhecimento.

“Optamos por chamar as famílias neste final de semana para passar a informações mais emergenciais sobre a vida acadêmica. Assim eles diminuem a ansiedade presente no início desta nova etapa e já ficam sabendo onde serão as aulas na primeira semana, além de conhecerem nossas ações de permanência, os serviços de saúde oferecidos no campus e as peculiaridades presentes aqui na USP em Piracicaba como a convivência com uma rica fauna silvestre”, conta o presidente da Comissão de Graduação, professor Tiago Romanelli.

Saiba mais sobre a programação de recepção dos ingressantes em https://www.esalq.usp.br/graduacao/aluno-ingressante

Texto: Caio Albuquerque