instituto Biológico homenageará docente da Esalq com Medalha Rocha Lima

Crédito: Gerhard Waller

A Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo registrará o nome de Elliot Watanabe Kitajima, docente colaborador do Departamento de Fitopatologia e Nematologia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), no Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, pela sua enorme contribuição à ciência.

Kitajima teve seu nome escolhido pelo corpo técnico do Instituto Biológico e aprovado pelo Conselho Técnico de diretores para ser homenageado com a Medalha Rocha Lima, durante as comemorações do 95º aniversário do instituto, que ocorrerá em 7 de novembro de 2022, às 15h, no Auditório “Rocha Lima”, em São Paulo. A condecoração é a mais importante honraria entregue pela entidade de pesquisa paulista.

A Comenda

A Medalha “Rocha Lima”, concedida pelo Instituto Biológico, foi instituída pela Sociedade Paulista de História da Medicina, em comemoração ao cinqüentenário da descoberta e da caracterização da Rickettsia prowazekii (espécie de bactéria que é o agente etiológico da febre tifóide, doença epidêmica transmitida por piolhos), em 1966.

Essa homenagem foi prestada a Henrique da Rocha Lima, cientista que trabalhou para o engrandecimento da ciência no Brasil e no exterior, e do Instituto Biológico, local que atuou como diretor entre 1933 e 1949. A honraria tornou-se oficial pelo Decreto nº 46.088, de 15 de março de 1966. No início, receberam a condecoração Herman Lent, Carlos da Silva Lacaz, entre outros. Após muitos anos esquecida, a lembrança dessa deferência foi reavivada em 2004, homenageando demais cientistas.

O laureado

Elliot Watanabe Kitajima possui graduação em Engenharia Agrônomica (1958) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) (1967) pela Esalq / USP. Foi pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (1959/73), professor titular do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasilia (1973/95), professor visitante, coordenador do Núcleo de Microscopia Eletrônica da Esalq (1995/2006). Aposentou-se compulsoriamente, sendo atualmente professor colaborador da Esalq mantendo suas atividades de pesquisa no Núcleo de Microscopia Eletrônica. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade, atuando principalmente nos temas: microscopia eletrônica, caracterização, vírus de plantas, citros e citopatologia.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 24.10.2022