Jornada de atualização em agricultura de precisão na Esalq

Crédito: Gerhard Waller

Com o objetivo de apresentar e discutir os conceitos da agricultura de precisão, envolvendo o conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento da lavoura com sua inerente variabilidade espacial e temporal e as tecnologias de automação dos equipamentos agrícolas, o Depto. de Engenharia de Biossistemas (LEB), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), realizará a Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão.

Em sua 35ª edição, profissionais do setor, produtores e estudantes inscritos acompanharão o evento em formato híbrido.  A maior parte do conteúdo será oferecida de forma remota (entre 01 e 27/07), e os dois dias finais da jornada contemplarão atividades presenciais (dias 28 e 29/07).

Destaca-se que o conteúdo será entregue aos participantes em formato digital (vídeos + pdf) e, nos dois dias de atividades presenciais haverá revisão e discussão de conteúdos e atividades práticas com grupos e respectivos monitores.

Conteúdo

· Introdução à agricultura de precisão: conceituação, histórico, situação e tendências;

· Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS): composição dos sistemas, fontes de erro, receptores, métodos de correção diferencial, testes;

· Utilização de GNSS na agricultura: usos como guia para aeronaves agrícolas e aplicações terrestres em faixas (barra de luzes), sistemas de direção automática, percursos programados e controle de tráfego, máquinas autônomas e robótica;

· Mapeamento da produtividade das culturas: importância, princípios, equipamentos, tratamento dos dados e geração de mapas de produtividade;

· Sistemas de Informação Geográfica (SIG): definições, SIG para agricultura de precisão, análise e organização de dados em mapas;

· Amostragens georreferenciadas: métodos de amostragem, técnicas e equipamentos, conceitos básicos de geoestatística para modelagem da variabilidade espacial;

· Sensoriamento aplicado: estado da arte em sensores proximais para solo e plantas e suas aplicações na variabilidade das lavouras;

· Intervenções localizadas: contextualização, aplicação localizada de insumos, equipamentos para sólidos e para líquidos.

Abertura online - 01/07, das 08:00 às 10:00 h

Conteúdo disponibilizado online - entre 01 e 29/07

Reuniões virtuais para discutir conteúdos - 10 e 17/07, das 20:00 às 22:00 h

Introdução prática de QGIS, online - 22/07, das 08:00 às 13:00 h

Encontro presencial (Esalq/USP) - 28 e 29/07/2023, das 08:00 às 17:30 h

Serão disponibilizadas 50 vagas e as inscrições podem ser feitas em www.fealq.org.br .

O evento é uma realização do Laboratório de Agricultura de Precisão (LAP) do LEB, sob coordenação do prof. José Paulo Molin.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 24.04.2023