Livro aborda Criação de Ephestia kuehniella em pequena escala para produção de Trichogramma

Layout: Casa do Produtor Rural

As espécies de Trichogramma sp., são parasitoide de ovos, que vêm sendo estudados e utilizados no Brasil e no mundo para o controle de pragas agrícolas, especialmente lepidópteros (mariposas e borboletas). No Brasil, somente na cana-de-açúcar, Trichogramma galloi vem sendo utilizado em mais de 3.5 milhões de hectares para controlar a broca da cana-de-açúcar Diatraea saccharalis.

O livro Criação de Ephestia kuehniella em pequena escala para produção de Trichogramma discute as técnicas utilizadas para a criação em hospedeiro alternativo (substituindo o hospedeiro natural) de espécies de Trichogramma, que pode ser ampliada por empresas privadas ou públicas que trabalham com controle biológico, nas chamadas criações massais.

A busca por alternativas eficientes e menos agressivas ao meio ambiente no controle de insetos pragas é um desafio constante. No controle biológico aumentativo, onde milhares de parasitoides são liberados nos cultivos, a produção de ovos de Ephestia kuehniella é primordial, por configurar-se como um hospedeiro alternativo, tornando a utilização de Trichogramma economicamente viável. Assim, a multiplicação de Trichogramma spp, tornou este parasitoides um dos mais pesquisados e utilizados no controle de insetos pragas de importância agrícola, em nível mundial.

A liberação do Trichogramma, quando empregada de maneira correta, pode garantir altos índices de controle, reduzir o número de pulverizações de produtos químicos, proporcionar qualidade nos alimentos para o consumo, sendo inofensivos ao meio ambiente e podendo ser usados em conformidade com os demais métodos de controle, dentro da filosofia do Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Os estudos avançaram e o potencial de utilização de Trichogramma sp. no Brasil é cada vez maior, em grandes ou pequenas áreas, com novas espécies do gênero sendo identificadas, como Trichogramma foersteri descrito em cultivos de soja em 2021 no Paraná.

A obra tem autoria do professor José Roberto Postalli Parra, que há mais de 39 anos realiza estudos sobre as técnicas de criação e nutrição de insetos para programas de Controle Biológico ao lado da Tamara Akemi Takahashi, Leandro Delalibera Geremias e do Aloisio Coelho Junior.

Destinado ao conhecimento dos alunos de Ciências Agrárias e dos profissionais da área de MIP, a publicação é uma compilação dos estudos realizados pelo Laboratório de Biologia de Insetos, ligado ao Departamento de Entomologia e Acarologia, da Esalq-USP.

A obra editada pela Casa do Produtor Rural, possui 47 páginas de textos, com vários capítulos, além de tabelas, figuras, imagens explicativas e fluxogramas. Alguns exemplares estão à disposição na Casa do Produtor Rural. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail cprural@usp.br, para a retirada gratuita e limitada da publicação.

Sobre a Casa do Produtor Rural

A Casa do Produtor Rural (CPR) é um Centro de Atendimento da Esalq/USP, que atua na transferência do conhecimento agronômico à comunidade rural, de forma clara, dinâmica, objetiva e com enfoque no desenvolvimento dos agricultores familiares. As soluções apresentadas são embasadas nas pesquisas e nas práticas geradas na universidade. A CPR é parte integrante do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), sob a responsabilidade da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e tem a parceria institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ.

Texto:

Marcela Matavelli | Comunicação/Coordenação – Casa do Produtor Rural | Esalq/USP

Aloisio Coelho Junior | Laboratório de Biologia de Insetos | Esalq/USP

7/8/2023