Livro Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas é lançado na ESALQ

Eliana Maria Garcia, da Divisão de Biblioteca, o reitor Marco Antonio Zago, Julio Marcos Filho e o diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio (crédito: Gerhard Waller)

Com a expectativa de oferecer à comunidade cientifica do setor de sementes uma obra referência, o professor do Departamento de Produção Vegetal, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/EALQ), Júlio Marcos Filho, lançou hoje, 10/12, na ESALQ, a segunda edição do livro “Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas”.

O lançamento ocorreu na Diretoria da ESALQ, com a presença do reitor da USP, Marco Antonio Zago, do vice-reitor, Vahan Agopyan, do diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, do presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), Francisco Carlos Krzyzanowski, do diretor financeiro da ABRATES, José de Barros França Neto, autoridades acadêmicas da USP/ESALQ, professores, servidores e estudantes de graduação e pós-graduação. “É um prazer registrarmos mais um destaque da USP. A publicação de obras como essa mostram que a Universidade de São Paulo tem a maior concentração de talentos que produzem feitos essenciais para o Brasil”, declarou o reitor.

Em sua fala, o diretor da ESALQ ressaltou a trajetória do autor. “A obra coroa a carreira do professor Julio Marcos Filho com uma publicação distintiva na área de sementes. É motivo de orgulho para a ESALQ”.

A obra torna mais acessível um conjunto de informações sobre aspectos dos processos vitais da semente e de fatores que afetam seu desempenho, e teve o pré-lançamento no IV Curso de Fisiologia de Sementes, promovido pela ABRATES em Londrina (PR), no mês de maio, e lançamento oficial em setembro, durante o 19º Congresso Brasileiro de Sementes, em Foz do Iguaçu (PR). “Fazer esse lançamento aqui na ESALQ é muito significativo, pois os primeiros capítulos foram escritos no gabinete da Diretoria, durante a minha gestão”, confessou Julio Marcos, que dirigiu a ESALQ na gestão 1999-2002

A segunda edição contém 660 páginas, com 30% a mais de informações do que a primeira. Os fundamentos para a redação do livro foram constituídos a partir das anotações efetuadas durante o preparo de aulas de graduação e pós-graduação, aliadas ao levantamento bibliográfico e à experiência acumulada no decorrer das atividades profissionais do autor. “A publicação é um reconhecimento à ABRATES pelo que tem feito pela área de sementes no Brasil e uma tentativa de incentivar outros autores a produzirem textos sobre os mais variados aspectos da tecnologia de sementes”, reforçou o autor.

A obra é destinada aos docentes, pesquisadores, estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e profissionais da iniciativa privada que atuam nas áreas de produção, processamento e avaliação da qualidade das sementes de plantas cultivadas. “Todos sabemos que a fisiologia é a ferramenta principal na área de sementes e portanto a ABRATES só tem a agradecer o professor Julio por nos brindar com essa obra que certamente se tornará de referência mundial”, disse o presidente da ABRATES, Francisco Carlos Krzyzanowski.

A nova edição também será oferecida em inglês, com tradução de Lloyd Friedrich e revisão do Prof. Miller McDonald, da Ohio State University; e em espanhol, traduzida por Daniel Ricardo Souza Gomez, pesquisador da área de Entomologia da EMBRAPA.

No encerramento da cerimônia, o autor assinou e entregou exemplares ao reitor da USP, ao diretor da ESALQ e à Divisão de Biblioteca, neste ato representada pela Chefe Técnica substituta Eliana Maria Garcia.

Texto: Caio Albuquerque (10/12/2015)

Palavra chave:
sementes julio marcos filho produção vegetal lpv