Livro sobre a Mata Atlântica será lançado na próxima sexta-feira

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes sedia, na próxima sexta-feira, 24/6, o lançamento do livro “Guia das plantas da Mata Atlântica – Floresta estacional”. A obra é um trabalho conjunto dos estudiosos Vinicius Castro Souza, Cássio Patrocínio Toledo, Daniela Sampaio, Narcísio Costa Bígio, Gabriel Dalla Colletta, Natalia Macedo Ivanauskas e Thiago Bevilacqua Flores. O livro tem 360 páginas, ricamente ilustradas, e foi impresso pela Editora LPE. A organização do evento está sob responsabilidade do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

Segundo um dos autores do livro, Vinícius Castro Souza, professor do departamento de Ciências Biológicas da Esalq/USP, a publicação cataloga as plantas das Florestas Estacionais existentes na Mata Atlântica. “Ele é destinado aos botânicos e profissionais da área ambiental e àqueles interessados pela flora brasileira, apresentando mais de mil fotografias de plantas, além de conteúdo que auxilia no reconhecimento das espécies e na caracterização das florestas estacionais do Brasil”, diz.

Vinícius é professor da USP e foi diretor da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, além de já ter escrito 16 livros.

Na Mata Atlântica, com ênfase à situada na porção mais interiorana, ocorre a Floresta Estacional, a qual apresenta uma resposta curiosa do período seco ou mais frio, quando a maior parte das árvores perde as suas folhas, voltando a recuperá-las no início das chuvas. Esse fenômeno pode ser observado principalmente nas maiores árvores desta floresta, como os angicos, jequitibás, perobas, paineiras e jacarandás.

O livro traz ainda um estudo de planejamento da composição florística do Jardim Botânico de Piracicaba, o qual tem como missão a conservação da flora magnífica das florestas estacionais. Na obra, o Jardim é descrito em toda sua formação desde seu diagnóstico de paisagem, zoneamento de área e florística como base para implantação de espécies, canteiros e maciço, além de definições de estratégias para sua implantação.

Serviço

Lançamento do livro “Guia das plantas da Mata Atlântica – Floresta estacional”, dia 24 de junho, sexta-feira, às 19h30, no Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio esquina com a Rua Treze de Maio, Centro – Piracicaba), Auditório Helena Rovay Benetton. Entrada franca aberta ao público em geral. O valor arrecadado com a venda dos exemplares será destinado à produção de outras obras semelhantes já em andamento.

Informações fornecidas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba