Museu Luiz de Queiroz participará da 21ª Semana dos Museus

Versão para impressãoEnviar por email
Vista da exposição Bicho: Quem te viu, quem te vê | Crédito: Gerhard Waller

O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) participará, entre 15 e 21 de maio, da 21ª edição da Semana Nacional de Museus, sob o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. A escolha do tema é proposta, anualmente, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

O objetivo geral da realização é a de enfatizar a relevância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, além de apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU): saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra.

Cronograma de atividades do Museu Luiz de Queiroz

Exposição “Bicho: quem te viu, quem te vê!”

A exposição itinerante apresenta panoramas sobre a fauna silvestre do estado de São Paulo, bem como os impactos das ações antrópicas. Compostas por módulos didáticos, animais taxidermizados e jogos, a exposição, de curadoria do CDCC - Centro de Divulgação Científica e Cultural - Universidade de São Paulo, oferece ao visitante a oportunidade entender melhor as relações e como podemos conviver com a fauna de forma sustentável e justa.

Paralelamente, a Esalq participa com conteúdos adicionais de autoria do LEMaC - Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação da Fauna Silvestre e do GEAS - Grupo de Estudos de Animais Selvagens, abordando relação fauna x comunidade do campus bem como materiais didáticos sobre pegadas foram inseridos, trazendo uma aproximação do cotidiano da Escola com o público, auxiliando na divulgação científica e discorrendo sobre como devemos ou não interagir com a fauna de modo a proteger ambos.

Acervo exposto

Novos conteúdos gráficos e itens expostos se encontram disponíveis para o público. Alguns destaques são ambientes onde objetos foram inseridos para que o público possa apreciar os bens da unidade, somado a novas aquisições, por meio de doações, como fósseis e artefatos indígenas.

Clube de Ciências

Buscando trazer os temas de saúde mental e sustentabilidade à tona, as atividades mostrarão os potenciais da reutilização de materiais para elaboração de experimentos, bem como abordarão temas como fósseis, evolução do ser humano, energia sustentável, entre outros.

Programa de visitas

Durante toda a semana, visitas monitoradas para escolas e grupos estarão acontecendo com agendamentos prévios. Haverá, ainda, a realização de aulas de disciplinas dos cursos de Licenciatura da Esalq (Ciências Agrárias e Ciências Biológicas), bem como monitorias nos espaços no domingo à tarde.

Domingo aberto

No domingo, 21 de maio, o Museu Luiz de Queiroz e o Clube de Ciências oferecerão atividades no período da tarde, das 14h às 18h. Estarão disponíveis práticas que buscam seguir as propostas tema.

Museu - Exposição “Bicho: quem te viu, quem te vê!”; espaço com microscópios para observação de carrapatos e conscientização sobre a Febre Maculosa Brasileira; ambientes internos com acervo.

Clube de Ciências- experimentos e práticas sobre energia sustentável - solar, eólica, hidráulica; estações de trabalho sobre fósseis; atividades sobre a evolução do Homo sapiens; espaço com jogos e atividades lúdicas.

Realização

As ações da Semana Nacional de Museus partem do ICOM – Conselho Internacional de Museus, em nível internacional, enquanto que em nível nacional é de responsabilidade do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus.

Na Esalq, as atividades envolvendo o Museu Luiz de Queiroz são coordenadas por Edno Aparecido Dário, Especialista em Projetos de Museografia e coordenador do Museu; pela Prof.ª Rosebelly Nunes Marques, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, por meio das ações do grupo de extensão CRECIN, responsável pelas atividades no Clube de Ciências; e por Charles Albert Medeiros, colaborador de atividades do Museu Luiz de Queiroz e Clube de Ciências. A responsabilidade é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq.

Funcionamento e informações

Visitação de segunda à sexta-feira das 8h00 às 17h00 / Domingo das 14h00 às 18h00

Fone: (19) 3429-4305 / e-mail: museulq@usp.br / instagram @museulq @crecin.esalq

Apoio

Esalq

Divisão de Comunicação (DvComun) da Esalq

PECEGE

LEMaC – Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação da Fauna Silvestre

GEAS – Grupo de Estudos de Animais Selvagens

CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP

Museu de Geociências – IGe/USP

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTB 32531 | 02.05.2023