Podcast apresenta o blog Planta ConsCiência

Iniciativa é de grupo de pesquisadoras ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas da Esalq

Tornar o conhecimento científico mais acessível a estudantes, profissionais e ao público em geral é o objetivo de um blog recém-criado por alunas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). PlantaconsCiência é o nome dado à plataforma de divulgação científica sobre Biologia Vegetal.

O projeto é realizado por Francynês Macedo, Magda Andréia Tessmer, alunas do pós-doutorado do Departamento de Ciências Biológicas, Márcia Gonçalves Dias e Fábia Barbosa da Silva, doutorandas do programa de pós-graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas. A equipe, formada apenas por mulheres, busca atrair a atenção de meninas e jovens estudantes para a carreira científica e acadêmica.

“Encontramos por meio deste trabalho uma forma de compartilhar todo o conhecimento que temos acesso por meio da formação que a Esalq nos possibilita. Acreditamos que nossa iniciativa pode servir de inspiração para outras pessoas”, disse Francynês, pesquisadora na área de Fisiologia de Plantas sob Estresse com ênfase em Eletrofisiologia Vegetal.

A proposta do trabalho é divulgar ciência para aqueles que não tem acesso direto à academia e também para os próprios cientistas. “O processo de redação e correção das matérias já é um aprendizado, porque somos as próprias editoras, quem está escrevendo aprende, quem está revisando aprende. É uma troca de aprendizado entre nós”, contou Márcia, que trabalha com interação planta-patógeno avaliando os aspectos estruturais e bioquímicos.

Uma das publicações mais recentes aborda o fato da maçã não ser um fruto verdadeiro. Essa informação gerou curiosidade nos leitores. “Consumimos um fruto mas não sabemos quase nada sobre ele, como é a sua estrutura, a anatomia, que tipo de compostos tem, porque eles fazem bem a nossa saúde, então existe um universo a explorar”, disse Magda, docente e pesquisadora com experiência em fisiologia vegetal e anatomia aplicada de plantas e pós-colheita de frutas.

As autoras contam que a era digital trouxe oportunidades para alcançar diversas pessoas em diversos lugares. “Não existe mais a barreira geográfica, acho que a academia precisa cada vez mais usar essa ferramenta para chegar nos lugares”, falou Francynês.

Confira esse bate-papo animado com três das quatro criadoras do Blog, e siga o www.plantaconsciencia.com, também presente nas redes sociais através do @plantaconsciencia (Facebook) e @plantacons (Instagram).

Como ouvir o Estação Esalq - O podcast Estação Esalq está disponível no Spotify, na Apple Poscasts e Google Podcast. Em qualquer uma dessas plataforma, após abrir o aplicativo, digite Estação Esalq em “Buscar”. Depois clique em “Seguir”. É possível ouvir apenas um episódio em streming ou baixar qualquer episódio para ouvi-lo off-line.

Ouça aqui.