Projeto USP na comunidade estará na Esalq

No próximo dia 30, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) receberá a Unidade Móvel Cultura e Educação, carreta do Projeto USP na Comunidade, da Pró- Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU USP).

A comunidade poderá interagir com jogos, dinâmicas e atividades educativas desenvolvidas pelo Engenho dos Erasmos, bem cultural localizado em Santos (SP). As atividades incluem tour virtual por um sítio arqueológico com vestígios de um engenho de açúcar do Século XVI, oficina de observação de aves, biblioteca itinerante, exibição comentada de vídeo-documentário e um exclusivo Jogo das Profissões.

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos contém a mais antiga evidência física preservada da colonização portuguesa em território brasileiro. Constitui complexo arquitetônico único, triplamente tombado. Trata-se de representante icônico da conexão étnico cultural ameríndio/europeia/africana, testemunho material do início da ocupação europeia no território americano e do contato do colonizador com indígenas e africanos escravizados, em princípios do século XVI.

O projeto “Jogos, Dinâmicas e Atividades sobre Patrimônio em 6 Estações: engenho em movimento” objetiva oferecer aos participantes (estudantes, servidores e servidoras, docentes e público externo) uma vivência lúdica, dinâmica e interativa sobre temas ligados à conservação e preservação do patrimônio histórico-cultural e natural, através de atividades educativas teóricas e práticas. A unidade móvel estará adaptada para temas ligados ao bem cultural e seus aspectos socioambientais, arqueológicos, históricos e arquitetônicos.

O RESJE também possui uma Base Avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão que promove uma série de atividades gratuitas para o público, como visitas guiadas pelo sítio arqueológico, atividades culturais, ações educativas, exposição permanente e cursos de extensão voltados para crianças, adolescentes e adultos. (http://www.engenho.prceu.usp.br/)

Serviço: USP na Comunidade na Esalq

Data: 30 de agosto de 2023 | Horário: 09h às 16h

Local: próximo ao Museu Luiz de Queiroz | Atividade gratuita.