Quais os efeitos da guerra comercial entre EUA e China?

Versão para impressãoEnviar por email
Segundo a públicação, o destaque do mês foi a escalada da guerra comercial impulsionada pelo novo pacote tarifário do governo Trump (crédito: Anna Beatriz Pizzo)
Editoria: 

Boletim macroenconômico Esalq Finance destaca os efeitos da política monetária no Brasil e o impacto das novas tarifas impostas pelo governo Trump

No mês de abril, o Boletim Macroeconômico da ESALQ Finance destacou os efeitos da política monetária no Brasil, os desdobramentos da guerra comercial entre Estados Unidos e China, e o impacto global das novas tarifas impostas pelo governo Trump.

O destaque do mês foi a escalada da guerra comercial impulsionada pelo novo pacote tarifário do governo Trump, com alíquotas de até 145% sobre produtos chineses e tarifas sobre mais de 180 países. As medidas provocaram reações globais, elevaram a incerteza nos mercados e colocaram em xeque a estabilidade do comércio internacional.

O Boletim Macroeconômico é composto por análises mensais dos cenários macroeconômicos no Brasil, Estados Unidos e China, buscando estudar as medidas e os impactos de suas políticas econômicas. O texto conta com a análise do desempenho dos principais mercados e um destaque do mês, podendo ser um ativo, um país ou uma atividade que influencie nas variáveis macroeconômicas. O projeto tem caráter informativo e instrutivo, de forma a disseminar conhecimento e os principais acontecimentos na macroeconomia global. A Esalq Finance é um grupo de extensão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), com foco no mercado financeiro, cujo objetivo é auxiliar os membros a se aprofundarem nos estudos do mercado financeiro e se preparem para a vida profissional.

Acesse: Instagram (@esalqfinance) ou LinkedIN (Esalq Finance)

No anexo, acesse o boletim completo.

Texto: Caio Albuquerque (12/5/2025)