Sábado tem feira de insetos, projetos ecológicos e ações sobre a temática alimentar na Esalq

Projetos de extensão apresentam atividades neste sábado (crédito: Denise Guimarães)

A programação técnica da 4ª edição do Esalqshow termina nesta sexta-feira, mas quem visitar o Campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba, na manhã deste sábado, 8/10, poderá conhecer e interagir com uma série de projetos desenvolvidos na Esalq.

Feira de insetos, projetos agroecológicos e de preservação florestal, solo na escola, a cana de forma lúdica e jogos com a temática alimentar são áreas do conhecimento nas quais professores e estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) desenvolvem projetos de extensão com a proposta de popularizar a ciência.

Todas essas iniciativas fazem parte do espaço Comunidade Esalq, contemplado na programação da 4ª edição do Esalqshow e estarão com seus estandes abertos para visitação gratuita das 8h às 12h, em área anexa ao Gramado Central do campus.

A 4ª edição do Esalqshow tem organização e curadoria da Esalq/USP, parceria institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), apoio institucional de cerca de 20 entidades, 8 mídias parceiras e 11 empresas patrocinadoras.

Programação completa: https://www.esalqshow.org.br/

Inscrições gratuitas abertas: https://doity.com.br/esalqshow-2022

Confira os projetos que poderão ser visitados neste sábado:

Insetos na Esalq

Demonstrar com linguagem simples e direta a importância dos insetos por meio de atividades práticas que ilustram seu papel como polinizadores de plantas, como pragas agrícolas e urbanas, reguladores de população de pragas, cicladores de nutrientes do solo, transmissores de doenças ao ser humano e seu uso na alimentação humana e animal, bem como curiosidades gerais acerca destes organismos nas artes e/ou cultura geral.

A cana-de-açúcar de forma interativa e lúdica

O CRECIN (Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza), junto ao Museu “Luiz de Queiroz”, propõe um espaço de interação com jogos originais sobre cana-de-açúcar. Ainda, alguns itens do acervo com relação ao tema cana-de-açúcar serão expostos e haverá explanação acerca do que são, como funcionam e como aplicá-los no ensino.

Alimentos na Esalq

Proporcionar a difusão de conhecimento de forma interativa tornando-o de mais fácil acesso, além de chamar atenção e despertar a curiosidade de todos na temática alimentos. Alunos de Ciências dos Alimentos (graduação e pós-graduação) trarão informações reações químicas, a microbiologia dos alimentos com temas como os métodos de conservação de produtos para evitar perigos microbiológicos e possíveis doenças, além de prolongar a vida útil de um produto.

Corredor Caipira: conectando paisagens e pessoas

O projeto tem como objetivo estabelecer 45 hectares de florestas e agroflorestas e formar corredores agroecológicos, de forma a conectar importantes fragmentos florestais no interior do Estado de São Paulo. Estão sendo contemplados os municípios de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi. Também realiza iniciativas educadoras e da articulação de políticas públicas, ao valorizar a rica cultura local, de forma a integrar a comunidade com este corredor.

Projeto Assentamentos Agroecológicos

O projeto apoia a instalação de 20 assentamentos no Sul e Extremo Sul da Bahia, nos quais foram assentados mais de 1600 famílias, totalizando uma área de mais de 20 mil hectares envolvendo 4 movimentos sociais. Tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade socioambiental, desenvolvendo, adaptando e aplicando tecnologias adequadas à realidade da agricultura familiar, por meio de processos educadores, de produção e de gestão da paisagem rural, com base no desenvolvimento de sistemas de produção diversificados.

Solo na Escola

Demonstrações utilizadas no programa Solo na Escola, entre elas, modelos de erosão do solo, acidez dos solos, biodiversidade do solo e capacidade do solo em capturar carbono. O objetivo é demonstrar como o solo é parte importante dos ecossistemas e da manutenção da maneira como a nossa sociedade vive. Uma das demonstrações será sobre o Jardim Urbano de Captura de Carbono (Jucca), projeto em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa.

Texto: Caio Albuquerque (7/10/2022)