Scientia Agricola eleva fator de impacto pelo 4º ano consecutivo

Desde 2004, a revista está indexada no Web of Science (divulgação)

Scientia Agricola, periódico da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), se mantém como a principal revista científica na área de ciências agrárias do Brasil. Entre as 130 revistas brasileiras indexadas na Web of Sciencecom FI, ela atingiu, recentemente, o Fator de Impacto (FI) 1,383.  É a 24a colocada, com FI (2 anos) = 1,383 (maior valor atingido), e a 14ª colocada, com FI (5 anos) = 1,728, entre as publicações brasileiras, considerando-se todas as áreas do conhecimento. Manteve-se em 1° lugar no ranking de fatores de impacto em 2017, na área de Ciências Agrárias, e continua sendo nível máximo (A1) em Ciências Agrárias I do Qualis/CAPES.

Desde 2004, a revista está indexada no Web of Science e vem apresentando, ao longo desse período, uma consistente evolução no número de citações: 459 citações de 2004 a 2006, 1.715 de 2007 a 2.009, 3.205 de 2010 a 2012, 4.036 de 2013 a 2015 e 4.314 de 2016 a 2018 (até junho), tendo uma média de 9,11 citações por artigo.

Editada desde 1992, em continuação aos Anais da Esalq e absorvendo a revista Energia Nuclear e Agricultura, a Scientia Agricola é uma publicação que divulga artigos originais que contribuam ao avanço científico das Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas.

Paulo Cesar Sentelhas, docente do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ e editor-chefe da revista, afirma que devido ao trabalho incansável desempenhado ao longo das últimas décadas, a evolução do FI vem sendo contínua e sustentável. “Esse trabalho vem se desenvolvendo desde a alteração do nome de ‘Anais da Esalq’ para ‘Scientia Agricola’.

Sentelhas também atribui o sucesso da revista devido ao intenso envolvimento da instituição e da equipe que trabalha para obter esse resultado (funcionárias das áreas administrativa e técnica, editores conselheiros, editores associados e revisores). “Uma revista de alto nível se faz com trabalhos de qualidade, que resultam de um processo criterioso de revisão”, complementa o editor.

O Fator de Impacto (FI)

O FI é uma métrica que visa avaliar o quanto um dado periódico científico é citado, o que acaba sendo o principal indicador de qualidade de uma revista. O fator de impacto é calculado pela razão entre o número de citações recebidas pela revista no biênio em questão (neste caso 2015-16) e o número de trabalhos publicados nesse mesmo período.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (05/07/2018)

Palavra chave:
sentelhas leb revista